Lisboa está na rota da Volvo Ocean Race

A maior regata à volta do mundo regressa à cidade das sete colinas e promete transformar a Doca de Pedrouços, e o Tejo, os maiores hot spots da capital, ao longo de 14 dias.

Entre 25 de maio e 7 de junho, a Volvo Ocean Race 2014-2015 está em Lisboa, a única capital europeia a receber um dos três maiores eventos náuticos mundiais e o último stopover, uma vez que é “onde começa a reta final da Volvo Ocean Race”, afirmou ontem Adolfo Rodriguez, Host da Volvo Ocean Race, na apresentação do evento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa.

Assim, do outro lado do Atlântico, esta regata de circum-navegação traz uma mão cheia de eventos e atividades gratuitos e alusivos ao mar a par de bons sons em concertos a ter lugar no recinto de 57 mil metros quadrados aberto a todos, neste que quer “ser o melhor e maior stopover de sempre da Volvo Ocean Race”, um compromisso assumido por José Pedro Amaral, diretor do stopover da Volvo Ocean Race Lisbon e responsável pela organização do evento em Portugal para as edições de 2014-2015 e 2017-2018. Adolfo Rodriguez acrescentou ainda que “todas as expetativas dos amantes de barco à vela voltam-se para Lisboa”, pois será onde os barcos terão de ir para manutenção e, em simultâneo, poderão ser observados de perto pelos mais curiosos que passaram pela Race Village da Volvo Ocean Race, em Lisboa, a cidade que, outrora, viu partir os primeiros navegadores portugueses à procura de novos mundos neste imenso mundo, como lembrou José Pedro Amaral, que referiu Renato Conde como o único português em prova.

“A nossa profunda ligação ao mar”, nas palavras de Fernando Medina, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reflete-se também na eleição da equipa de Abu Dabi que, pela segunda edição consecutiva, elegeu Cascais para a sua base de treinos.

A Volvo Ocean Race iniciou a rota pelos mares a 11 de outubro de 2014, em Alicante, passando por Cidade do Cabo, na África do Sul, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Sanya, na China, Auckland, na Nova Zelândia, Itajai, no Brasil, Newport, nos EUA, Lisboa, Portugal, Lorient, em França e, finalmente, Gotemburgo, na Suécia, a 27 de junho de 2015. No total são percorridas 38.739 milhas náuticas pelas equipas da Suécia, dos Emirados Árabes Unidos, da China, da Holanda, dos EUA/Turquia, de Espanha e da Dinamarca. •

+ Volvo Ocean Race

Para partilhar com os amigos