Pedro Calapez está “Além do horizonte” / Tivoli Lisboa

Uma estrutura em forma de U destinada à prática de desportos radicais, conhecida como halfpipe, é algo que não esperamos encontrar no lobby de um clássico hotel lisboeta. Ou podemos pensar para além do horizonte…

“There’s something calling me – (He points to the horizon) calling to me from over there, beyond – and I feel as if – no matter what happens – Oh, I can’t just explain it to you, Andy.” Excerto do livro “Beyond the Horizon” de Eugene O’Neill.

As opções, as escolhas, fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que sejam contrárias ao que se tinha projetado levando-nos, por vezes, a seguir caminhos diferentes, como na história dos dois irmãos, de Eugene O’Neill, ponto de partida para esta exposição, também ela feita de opções, pois “é preciso adequar cada peça no seu espaço”, diz-nos o artista plástico Pedro Calapez aquando a apresentação da sua exposição “Além do horizonte”, no hotel Tivoli Lisboa.

Os limites de uma peça são o seu horizonte. Mas também estas opções podem ser tão contraditórias ou, no mínimo, tão inesperadas como entrar no lobby do hotel Tivoli Lisboa e encontrar “Half-pipe”, uma instalação constituída por estruturas metálicas e painéis em alumínio pintado, fazendo lembrar os locais para a prática de skate. A ligação da peça com o espaço é evidente, também ele um local de passagem e, ao mesmo tempo, de paragem para reunir ou simplesmente conversar e beber um copo. A ideia de movimento, presente no escorrimento das cores e nas superfícies curvas, é quebrada com a interrupção da pincelada, dando lugar a uma pausa, com o intuito de suspender a anunciada velocidade da descida.

Por sua vez, no restaurante Brasserie Flo encontramos três janelas objeto-estrutura, pinturas da série “Horizontes” que conta com trabalhos realizados pelo artista entre 2011 e 2015 e uma “moldura” do que se vê através de uma janela. “Grade”, a única peça a preto e branco, é o momento de pensar a exposição “Além do horizonte”, de Pedro Calapez, no hotel Tivoli Lisboa, inserida no projeto Contemporary Art, patente desde o passado dia 22 de abril até 22 de julho de 2015.

+ Pedro Calapez
+ Tivoli
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os seus amigos: