Inspirados nos azulejos do século XVIII e no altar dourado da Igreja do Palácio Cadaval, em Évora, Hubert de Givenchy e Philippe Venet projetaram uma exposição que, em breve, fará as delícias dos apreciadores do taylor made ao estilo francês.
Hubert de Givenchy e Duquesa de Cadaval
“Vestidos de noiva inesquecíveis” é o título da mostra temporária na Igreja do Palácio Cadaval, em Évora, composta por verdadeiras obras de arte feitas patentes ao público pela primeira vez. Falamos de vestidos de noiva e respetivos acessórios concebidos por ilustres nomes da alta-costura francesa – Dior, Yves Saint Laurent, Givenchy, Philippe Venet, Balenciaga e Carolina Herrera.
Duquesa de Cadaval à entrada da Igreja do Palácio Cadaval / © Fotografia: Paulo Barata
A originalidade da exposição, cuja anfitriã é a Duquesa de Cadaval, resulta de dois símbolos da elegância. São eles Hubert de Givenchy, um dos nomes que muito contribuiu para a história do universo da alta-costura no século XX; e Philippe Venet, que trabalhou ao lado de Hubert de Givenchy nos idos 1950’ e fundou a sua própria casa nos anos 1960’.
Vestido “Muget” de GIVENCHY / Coleção Museu Galliera Paris
Vestido Balenciaga de D. Almundena Elorza
Concebida para uma das mais apreciadas igrejas privadas de Portugal, a exposição tem como pano de fundo o azul e o branco dos azulejos datados de 1711 e o altar dourado, em estilo maneirista, num ambiente ditado por um enredo pleno de elegância.
A mostra, de portas abertas de segunda a domindo, das 10 às 18 horas, está marcada para entre 7 de junho e 7 de setembro, Igreja do Palácio Cadaval, no centro histórico de Évora, cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. •
+ Palácio Cadaval
© Fotografia entrada: Princesa Diana d’Orléans, vestido CAROLINA HERRERA / Photo Pedro Ferreira
Para partilhar com os amigos