O novo trio de Mário Laginha nasceu para o mundo no dia 18 de Setembro de 2013, em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest. Hoje, dia 14,a noite é em Coimbra, às 21h30.
Ao grande pianista juntaram-se o contrabaixista Bernardo Moreira e o jovem guitarrista Miguel Amaral. A formação é, desde logo, uma novidade, mas o que faz com que este trio seja realmente novo é a sua música, gravada em disco com o título “Terra Seca”.
Da junção dos três instrumentos surge uma identidade que não se encerra em nenhuma das cores mais características de cada um, identidade que rompe com o fado, trazendo a guitarra portuguesa para um universo tão distante quanto enriquecedor. O jazz será o terreno mais próximo, mantendo-se aqui a liberdade que o caracteriza, mas esta designação é insuficiente para definir uma música que, por momentos, se aproxima da música de câmara, entre o clássico e o contemporâneo. Podemos dizer que a criatividade conseguiu libertar cada um destes instrumentos do seu quotidiano, integrando-os num universo Novo. Em Trio.
Sons a ter de ouvir e concerto a ir, em Coimbra. •
+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: