Porque o início do ano subsiste ao ano anterior, eis um desafio, o primeiro de 2016: Ler este livro.
“Num primeiro contacto nunca ficamos a saber tudo sobre alguém, mas apenas alguma coisa; o que é possível, dadas as circunstâncias, ou aquilo que quem conhecemos se permite dar a conhecer. Ficamos, no fundo, apenas com uma primeira impressão. Depois disso, se não houver qualquer outro contacto posterior, temos a opção de imaginar (ou não) aquilo que terá ficado por saber.” As palavras são de Marco António, autor do livro “Sem princípio, meio ou… fim”, a primeira obra não jornalística do repórter que reúne 34 contos que podem ser complementados com as ilustrações de Lucy Pepper, cuja imaginação não deu tréguas ao azo do escritor, nas páginas deixadas em branco. Sim, em branco, com o intuito de serem preenchidas com o traço da ilustradora – a explicação está descrita na introdução e no site do autor – ou, porque não, do leitor. Aceita o desafio?
Sobre as pequenas estórias, verídicas com uma pitada de imaginário ou escritas sob o registo da ficção, as personagens que moram em cada uma delas sublimam pela diferença versada na riqueza da linguagem escrita que nos conduz estória fora, que nos arranca gargalhadas ou, por outro lado, nos causa perplexidade e nos empurra para dentro. Da primeira à última, começando em “O homem que se esqueceu do que era o amor”, deixando-nos às escuras enquanto “ouvimos” Maria Alice de “Saída de emergência”; ou a ler, sem atropelos, a carta de Dolores, ou a absorver o que “O condutor” nos conta sobre o que vê a somar a duas mãos cheias de figuras que aparecem nestas histórias “Sem princípio, meio ou… fim”.
Aos que pretendem adquirir o livro, informamos que aquele se encontra disponível para venda nas lojas Amazon e em marcoantonio.pt – aqui está tudo explicado até ao último detalhe –, sendo possível solicitar mais informações através de livros.marcoantonio@gmail.com. A quem encomendar diretamente ao autor, o envio do livro é personalizado, fazendo-se acompanhar por uma carta assinada e um embrulho que nos reporta para outros tempos.
Sobre Marco António, nasceu em Rheine, Alemanha, em abril de 1976, apraz-me escrever sobre o reconhecimento – mui merecido – da capacidade imensa de entrega à imaginação – e imagética, acrescente-se, pois o dom do desenho é outra das mais-valias do jornalista –, que “borbulha” a cada instante, a cada segundo que passa, em forma de estórias – e são muitas as que tem para contar. Para começar basta haver alguém, um gesto, um sorriso ou qualquer outra forma de expressão. Depois há que juntar as palavras, voltar atrás, apagar vocábulos, substituir outros, tornar a escrever, ler, reler, acrescentar frases… e, no fim, há uma estória.
Por conseguinte, a este livro seguem-se dois outros – revelação já feita pelo autor – preenchidos por estórias que vão, de certo, reter o leitor do princípio ao fim, sem deixar a narrativa a meio. A aguardar… Boas leituras! •
182 páginas / € 13 (por encomenda, via marcoantonio.pt, com envio para casa, assinado e embrulhado)
Também à venda na Amazon (USA, UK, Alemanha, França, Itália e Espanha)
+ Marco António
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: