Ao Teatro Municipal Maria Matos chegam “As Cidades Invisíveis”… Melhor dizendo, um certo número de objetos que se desloca num certo espaço.
Diretor, dramaturgo, ator e historiador brasileiro com larga relação com Portugal, Alex Cassal é fundador do grupo Foguetes Maravilha, que já apresentaram vários espetáculos no Teatro Maria Matos, como por exemplo o “Ninguém Falou Que Seria Fácil ou Tornados”, com Felipe Rocha e alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Cassal apresenta agora, em 2016, um espetáculo dirigido a maiores de 14 anos que parte do clássico de Italo Calvino, “As Cidades Invisíveis”, e que estará em cena de 11 a 14 de fevereiro na sala principal com sessões agendadas para as 15h30 (durante a semana) e 16h30 (aos fim de semana).
© Luís Martins
“Três viajantes flutuam no meio do Mediterrâneo. Enquanto se deixam levar pelas correntes rumo a um destino que ainda não conhecem, relembram os nomes das 55 cidades descritas por Italo Calvino no seu livro ‘As Cidades Invisíveis’. São cidades com nomes de mulheres, como se as cidades também fossem pessoas. Pessoas que são atraentes ou estranhas, velhas ou recém-nascidas, tranquilas ou furiosas. Pessoas que têm desejos, memórias, falas“. No livro de Italo Calvino (1923-1985, escritor natural de Santiago de las Vegas, Cuba), as cidades escritas são protagonistas de histórias em que se confundem regiões reais e inventadas, ligadas por caminhos onde o caminho é livre. Porém, para os viajantes à deriva que fazem a cartografia imaginária de cidades, que talvez nunca venham a conhecer, é preciso antes ultrapassar certas fronteiras – aquelas linhas que unem, mas que também separam territórios, pessoas e culturas várias.
A dramaturgia e direção tem a batuta de Alex Cassal – a partir do livro “As Cidades Invisíveis” de Italo Calvino, traduzido por José Colaço Barreiros e editado pela D. Quixote -; os criadores-intérpretes são Alfredo Martins, Paula Diogo e Rafaela Jacinto. Espetáculo numa coprodução Má-Criação, Maria Matos Teatro Municipal e Cine-Teatro Louletano.
A não perder, a ir com os teenagers para começarem cedo os bons hábitos, de ir ao teatro. •
+ Maria Matos
© Fotografia de destaque: Holland Island pelo user do Flickr baldeaglebluff.
Partilhe com os amigos: