L’Autre Hiver / Ópera Fantasmagórica

Aos palcos da Gulbenkian, na reta final deste inverno, chega a Ópera Fantasmagórica “L’Autre Hiver”. Um espetáculo surpreendente a não perder.

“L’Autre Hiver” – uma ópera de Dominique Pauwels que aborda, entre outros temas, a relação diabólica de dois dos maiores poetas franceses do século XX: Arthur Rimbaud e Paul Verlaine – é uma viagem poética, onírica e lúdica ao universo íntimo de Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, que põe em cena duas cantoras, Lieselot De Wilde e Marion Tassou, e o pequeno ensemble de seis músicos Musiques Nouvelles, acompanhados por uma banda sonora previamente gravada com o Coro Gulbenkian e o Choeur d’Enfants de la Monnaie.

Nesta ópera, estão também em palco personagens fictícias, figuras fixas cujos rostos são projetados em vídeo 3D, que “sussurram as histórias de homens, mulheres, mães e crianças, e que acompanham os dois poetas, Rimbaud e Verlaine, nesta viagem à deriva num barco imobilizado pelo gelo reforçando, em simultâneo com a música criada por Dominique Pauwels, o ambiente fantasmagórico desta obra“.

Normand Chaurette, uma voz importante da dramaturgia do Québec, foi o autor do libreto de “L’Autre Hiver”, que contou com a encenação de Denis Marleau e Stéphanie Jasmin, diretores artísticos do espaço UBU Compagnie de Création de Montreal. Conhecidos pelas suas escolhas literárias pouco usuais e pelo uso das mais variadas tecnologias de som e vídeo, a revista de teatro Jeu destaca sobretudo a “maravilhosa inteligência do texto” nas encenações de Marleau e Jasmin.

Esta é uma produção Fundação Calouste Gulbenkian, LOD music theatre, Mons 2015 Capital européenne de la Culture, le manège.mons, UBU compagnie de création em coprodução com enoa, Théâtres de la Ville de Luxembourg, deSingel Antwerp, Maison de la Culture d’Amiens, Théâtre français du Centre National des Arts Ottawa, Festival TransAmériques, La Rose des Vents scène national e Lille metrópole Villeneuve d’Ascq, Musiques Nouvelles. Numa colaboração Gulbenkian Música/ Teatro Maria Matos.

Na construção deste espetáculo temos: Dominique Pauwels (música e instalação sonora); Normand Chaurette (libreto); Denis Marleau (encenação, cenografia e vídeo); Stéphanie Jasmin (encenação, cenografia e vídeo); Thierry Mousset (assistente de encenação); Greta Goiris e Judith Stokart (figurinos); Éric Soyer (desenho de luz). Nos Musiques Nouvelles estão Filip Rathé (direção musical), Lieselot de Wilde (soprano) e Marion Tassou (soprano), e na Banda Sonora Patrycja Gabrel (soprano), o Coro Gulbenkian e o Choeur d’Enfants de la Monnaie.

Uma ópera a não perder, no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, nos dias 11 e 12 de março, pelas 21h30. A ir. •

+ Gulbenkian Música
+ Maria Matos
© Fotografia: Kurt van der Elst.

Partilhe com os amigos: