Embarquemos na Confeitaria Nacional

Os sabores da cozinha portuguesa e os doces sortidos da centenária confeitaria lisboeta  já estão a bordo de um river cruise sightseeing, no Tejo, para degustar em quatros momentos, ao mesmo tempo, que desfruta da capital portuguesa com outros olhos. Mas há mais boas novas.

Com capacidade para 300 pessoas, o cruzeiro gastronómico da Confeitaria Nacional, com os interiores assinados pelo designer Miguel Cãncio Martins, cont com 150 lugares sentados, um bar e um deck – para 80 pessoas –, e uma enorme cozinha, para dar corda à imaginação e à mãos, a fim de preparar os repastos ao longo do dia, sempre com a tónica na sofisticação, a experimentar nos quatro passeios com vista para Lisboa.

O primeiro embarque acontece pela manhã, às 11.30 horas, no cais da junto à Torre de Belém, para o pequeno-almoço, com ida – até ao Terreiro do Paço – e volta, pois às 13.30 há uma nova viagem a desfrutar, a qual conta com uma ementa variada – desde um repasto completo a uma salada leve – para o almoço a degustar com a tranquilidade necessária a bordo do cruzeiro da Confeitaria Nacional. O terceiro passeio tem hora marcada para as 15.30 horas e o embarque está marcado para o mesmo sítio, desta vez, para um lanche com uma panorâmica sobre as colinas da cidade. Os três momentos estão em agenda de terça e domingo e o preço é de 20 euros (por pessoa sem bebidas nem os repastos incluídos).

Para os apreciadores da vaga de calor ao fim do dia, Rui Castanheiro Viana, o administrador da mais antiga confeitaria de Lisboa, abriu espaço no tempo para as sunset parties (€ 28 euros por pessoa e não inclui as bebidas nem os petiscos), de quinta a sábado, com partida marcada para as 19 horas, desta feita na Doca do Espanhol, no Cais da Rocha Conde D’Óbidos, para se deliciar com iguarias para partilhar na companhia de um cocktail ou de um copo de vinho, ao mesmo tempo, que desfruta do pôr do sol.

Enquanto aguarda pela chegada – ou para quem prefere ficar em terra –, a Confeitaria Nacional abre portas de uma esplanada sobre o rio junto à Torre de Belém, monumento que faz parte da envolvente paisagística a a par com o Padrão dos Descobrimentos, e onde poderá deliciar-se de gulosas tentações a que esta casa já nos habituou, como o pastel de nata, do qual a receita original conta com mais de 180 anos; e um outro espaço privado ao ar livre na Doca do Espanhol, com um espaço dedicado à gastronomia portuguesa a saborear ao almoço ou ao fim da tarde dos longos dias de verão.

Em contrapartida, e porque nos meses mais frios do ano o tempo nem sempre dá tréguas, o cruzeiro está reservado apenas para eventos particulares (festas de casamento, reunião de grupo de amigos, encontros de empresas).

Por ocasião de apresentação do cruzeiro gastronómico, Rui Castanheiro Viana falou sobre a sua Casa Balthasar, boutique hotel localizado no Chiado, a entrada da Confeitaria Nacional prevista nos países do Golfo Pérsico e a abertura da casa centenária do outro lado do Atlântico, mais concretamente em Miami Beach, “no ‘Mercado da Ribeira’ do sítio”.

Lembramos que a Confeitaria Nacional foi fundada em outros tempos, no ano de 1829, por Balthazar Roiz Castanheiro que, ao longo de quatro décadas conquistou fama e reconhecimento pelo seu trabalho, tendo este continuado nas mãos do filho, Balthasar Castanheiro Júnior, primando pela irreverência e a inovação – a “palavra de ordem” do vocabulário de Rui Castanheiro Viana –, mérito que lhe valeu a receção, em 1873, do estatuto de fornecedor oficial da Casa Real Portuguesa através de um alvará concedido pelo rei D. Luís I. Outro dos momentos altos da confeitaria lisboeta aconteceu quando Balthasar Castanheiro Júnior trouxe, de França, o célebre bolo-rei cuja receita mantém-se inalterada há mais de 140 anos, continuando no segredo dos deuses, assim como a entrega do Diploma de Casa Centenária da Associação de Lisboa, feita pelo então presidente da república Marechal Carmona sendo, ainda hoje, fornecedora da Presidência da República.

De volta ao presente, e antes de pensar em embarcar, faça a reserva através do 916 181 117 e… bom passeio! •

+ Confeitaria Nacional

Partilhe com os amigos:


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.