Brunch no Domingo {anotar na agenda}

Com o Outono em todo o seu esplendor, e porque o fim-de-semana bem sempre acerta com os ponteiros do relógio, por vezes apetece acordar tarde e desfrutar de um repasto leve com vista para o Atlântico.

Em família ou a dois, o brunch de Domingo no Villa Tamariz Utopia, na costa do Estoril, traduz-se em um convite à serenidade, enquanto as águas do oceano que banha Portugal toma conta do horizonte e dos nossos olhos.

Mexilhões em molho de caril, tomate, coentros e lima

Os sabores do mar são, por conseguinte, um dos motes para conquistar o palato de quem tanto os aprecia, com os mexilhões em molho de caril, as bolas de sapateira ou a selecção de peixes fumados, do buffet de frios, para iniciar o repasto à mesa com vista para o Atlântico, mas não sem antes ter recebido as boas-vindas com champanhe – já os mais pequenos são recebidos com um sumo de fruta ou água, tendo também uma mesa com iguarias criadas especialmente para eles.

Pani puri com recheio de sapateira é já um dos clássicos do Villa Tamariz Utopia

Entre os frios estão também os queijos e os enchidos, assim como os cornetos de frango e massala, a juntar às saladas – de cuscus com tomate, pepino, pimentos, cebola roxa e molho de tomate; de legumes da estação assados e com queijo de cabra; de algas, gengibre e cenoura; e à tradicional de feijão frade, com salsa, cebola, azeite e vinagre.

Risotto de abóbora e queijo cabra, “de comer e chorar por mais”

Para quem acerta a chegada para as 11.30 horas, porque a noite de sábado não se prolongou assim tanto, o começo do brunch pode ficar pela variedade de pães e viennoiseries – pão de chocolate, napolitana de baunilha, folhados de maçã, caracóis e croissants.

Depois pela omolete ou os ovos mexidos, ou o ovo Benedict a preceito e todos feitos ao momento pelo chef Mário Cruz que, com “a mão na massa” prepara, com a ajuda de um elemento da equipa da cozinha, os risottos, sendo o de bacalhau de coentrada e o de abóbora e queijo cabra mui recomendados, ficando de fora – para já e porque não foi à prova – o de pato e enchidos que, ao avaliar pelos ingredientes e pela forma como são preparados os anteriores, desafiamos a elegê-lo.

Aos amantes de um brunch saudável, a selecção de produtos inclui o iogurte natural, a fruta laminada, a granola, o museli, as sementes e a fruta desidratada.

As farófias são uma das iguarias doces deste Outono e que nos reporta sempre para a infância

Por sua vez, a quem tarde preguiça, vale o buffet de quentes com as empadas de galinha e as de cogumelos, os gyozas de frango ou de vegetais, entre outros pratos que variam, mas que fazem jus à estação fria do ano em que nos encontramos, além das sobremesas doces, entre a tarte de maçã ou o tocinho do céu, ou as farófias a somar a tantas outras, para saborear ao ritmo lento de um Domingo, entre as 11.30 e as 16.30 horas, sendo o valor de € 25 por adulto e de €12,50 por criança (no preço está incluído, apenas, uma bebida de boas-vindas).

O Villa Tamariz Utopia é, hoje, um refúgio de praia e testemunho da história que remonta ao século XVII, à Guerra da Restauração da independência portuguesa, quando foi erguido o então Forte de São Roque, a mando do Rei João IV. Arruinado pelo tempo, o edifício foi adquirido, demolido e (re)erguido, no início do século XX, por Ernesto Driesel Schröeter. A partir de então passou a ser conhecido como Palacete Schröeter ou Palacete Tamariz, toponímia que se deveu aos tamarindos plantados no jardim em redor, ao que se seguiu uma casa de casa de chá e uma discoteca até este Villa Tamariz Utopia que, na esplanada oferece tardes relaxantes, sobretudo quando o sol está de feição, entre almoços, com os business menus e a carta repleta de sugestões de pratos mais leves, e jantares cuja carta está prestes a mudar de acordo com os sabores da estação, e onde a história do arroz explica a etimologia da palavra.

O Villa Tamariz Utopia fica na Rua de Olivença, de frente para a Praia do Tamariz, no Estoril, Cascais, devendo a reserva ser feita através de reservation@villatamarizutopia.com ou do 91 012 79 90.

Bom apetite! •

+ Villa Tamariz Utopia
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Os célebres ovos Benedict são feitos com primazia pelo chef Mário Cruz

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.