Mário Cesariny – X Encontros

A 9 de Agosto de 1923 nascia, em Lisboa, Mário Cesariny de Vasconcelos – aquele que viria a ser considerado o representante do Surrealismo português por excelência e ainda hoje admirado por todos.

Na amarga madrugada do dia 26 de novembro de 2006, Mário Cesariny partia para o sono profundo na sua casa, em Lisboa. Todavia, se o artista nos privava assim da sua presença e abandonava o espaço físico, a sua aura sente-se e respira-se a cada obra que deixou à cultura portuguesa e que legou à Fundação Cupertino de Miranda (FCM). Fruto de uma relação de proximidade, a Fundação Cupertino de Miranda, detentora de uma grande parte do seu acervo pessoal e artístico, numa tentativa de nos trazer à memória o espaço-vida-obra de Mário Cesariny, assinala uma homenagem que sucede todos os anos, aquando do aniversário da morte do poeta e pintor.


© Mário Cesariny, FCM

Neste décimo ano da partida de Mário Cesariny, os Encontros dedicados a este autor realizam-se entre os dias 24 (amanhã) e 26 de novembro. Um homem excecional que entendia a sua obra como uma forma revolucionária de ver, entender e viver a vida. Em 2016 promove-se assim o X Encontro de Mário Cesariny oferecendo uma programação variada, que enquadra diversas atividades, a saber:
24/11
10h00, 11h00
14h30, 16h00
“Soprofigura“. Oficina de expressão plástica direcionada para público escolar.
21h30
Sergio Lima – Fogo Ténue incendeia o Corpo. Visita guiada à exposição, por António Gonçalves com recital de poesia por Isaque Ferreira – Museu da Fundação Cupertino de Miranda.

25/11
14h00-18h00
Poesia na Rua pela Oficina locomovente da poesia. Coordenação de Isaque Ferreira, com João Rios e Rui Spranger.
18h00
Sessão de Estreia do Documentário sobre Mário Cesariny – Projeto “Escritores a Norte – Vidas com Obra em Casas d’Escrita. Apresentado pelo diretor Geral da DRCN, António Ponte, por Mário Augusto (produtor), Perfecto E. Cuadrado (Diretor do Centro de Estudos de Surrealismo) e António Gonçalves (Diretor Artístico FCM)
21h30
Sessão especial do filme Cruzeiro Seixas – As cartas do Rei Artur.

26/11
11h00-13h00
Poesia na Praça pela Oficina locomovente da poesia. Coordenação de Isaque Ferreira, com João Rios e Rui Spranger.
14h00-15h30
Sábados em família “Soprofigura“. Oficina de expressão plástica direcionada para famílias, adultos e crianças.
16h00
Lançamentos: Caderno 15 – Mário Cesariny – entre nós e a palavra do Centro de Estudos do Surrealismo.
Livro – Mário Cesariny e o virgem negra ou a morte do autor e o nascimento do actor, apresentados por Perfecto E. Cuadrado
17h15
Concerto – A Arte de Bailar em Silêncio – Danças ocultas.
18h15
Cocktail.

Três dias a não perder, em Vila Nova de Famalicão, na Fundação Cupertino de Miranda para viajar na obra de um nome incontornável da cultura portuguesa: Mário Cesariny de Vasconcelos. •

Fundação Cupertino de Miranda
© Fotografia de destaque: Mário Cesariny em Amarante.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .