A trilogia de boas novas são uma ode ao Outono / Moules&Co

Os dias frios já se sentem em casa. Por isso, a tradição belga do mexilhão é protagonista em três pratos com sabores que se rendem à essência de cada um dos restaurantes de Vasco Simões de Almeida.

Os mexilhões com Vinho do Porto e passas é uma das boas novas da carta do Moules&Jus, na Invicta

Em substituição das “Moules da Semana” surge, agora, na carta, um conceito que une os sabores da estação com a essência dos espaços Moules&Co onde, não nos esqueçamos, o molusco é acompanhado por uma porção de batatas fritas e maionese.

Assim, no Moules&Gin, no n.º 14 da Rua Nova de Alfarrobeira, em Cascais, o primeiro a abrir portas, o mexilhão mergulha num molho feito à base de gin, zimbro e cardomo, o mais consensual da lista das boas novas posto à prova num almoço descontraído no n.º 29 D daRua 4 da Infantaria, em Campo de Ourique, Lisboa. Aqui, na Moules&Beer, que estreou em Maio de 2013, a cerveja artesanal – com as marcas portuguesas representada por nove referências, das quais uma é da casa – é o par eleito para acompanhar a tradição belga do mexilhão que, desta feita, é apresentado com molho da referida bebida obtida através da fermentação da cevada germinada com flores de lúpulo.

Já a norte, a carta da Moules&Jugs, no n.º 216 daRua Miguel Bombarda, na Invicta, de portas abertas desde Março de 2016, apresenta duas boas novas: Mexilhões em molho de Vinho do Porto e passas, e as sobremesas da casa passam a ter a assinatura de Miss Pavlova. É ir e provar.

As lapas, da Madeira, são uma das surpresas da Moules&Co

Para gáudio dos apaixonados pelos sabores marinhos, Vasco Simões de Almeida traz as deliciosas cracas dos Açores para iniciar cada repasto, assim como as lapas, da Madeira.

Os mexilhões panados é um dos clássicos da casa

Sobre os clássicos, os mexilhões com molho à Bulhão Pato continuam na carta, assim como as especialidades, com os mexilhões panados acompanhados pela maionese e o molho sweet chili ou os mexilhões com azeite, para entreter o palato enquanto aguarda pelo prato principal. No alinhamento das entradas consta ainda o tártaro de salmão e o de atum, sendo este outro dos eleitos para começar o repasto.

O lombo é uma das alternativas na lista do prato principal

Aos que preferem carne ou não se deixam ficar pelos mexilhões, há pica-pau e o suculento lombo de novilho também acompanhados pela invariáveis batatas fritas e maionese.

Sobremesa de manteiga de amendoim, a banofee e a “tarte” de limão merengada: Qual vamos escolher?

Agora preparem-se, pois as sobremesas da Moules&Co. são sempre muito disputadas ou não fosse a escolha uma tarefa difícil. Entre a de manteiga de amendoim, a de chocolate com avelã, a “tarte” de limão merengada, o cheesecake, a banofee (sobremesa inglesa feita com banana) e o crumble de maçã, servido quente, os gosto dispersam, mas a colher, essa, mete-se sempre com a finalidade de adoçar a boca.

Bom apetite! •

+ Moules&Co
© fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: