Natal sérvio celebra-se no Bistro 100 Maneiras

O chef Ljubomir Stanisic decidiu, pela primeira vez, trazer as comemorações da época na sua terra natal à mesa do restaurante do Chiado lisboeta. Tudo boas razões para desfrutar de um repasto além fronteiras sem sair do lugar.


O chef Ljubomir Stanisic / © Fotografia: Sérgio Rosário

Antes de mais, anote na agenda: Jantar de Natal, às 19.30 horas, no Bistro 100 Maneiras, em Lisboa. Sim, leu bem, mas vamos a explicações. Apesar de seguir oficialmente o Calendário Gregoriano (promulgado pelo Papa Gregório XIII, em 1582), na Sérvia, as festas e celebrações, em particular as religiosas, são assinaladas de acordo com o Calendário Juliano (implementado pelo líder romano Júlio César, em 46 a.C.), daí que a consoada seja festejada a 6 de Janeiro.

Para começar, e de acordo com a tradição, acende-se uma vela por volta das 18 horas, a qual só é apagada quando o dia 7 de Janeiro terminar, ou seja, à meia-noite. Entretanto, a mesa enche-se de peixes, seguindo-se duas mãos cheias de iguarias, para desfrutar entre amigos e música, num ambiente carregado de boas conversas e muita partilha.

Agora, sim, o menu especial acompanhado por vinhos da outrora Jugoslávia e Rakija (aguardente oriunda dos Balcãs) e preparado por Ljubomir Stanisic, chef jugoslavo que, em 1997, veio para Portugal, de malas e bagagens. No Aquecimento, a lista é composta por pão Flor, ajvar (feito com pimentões vermelhos, alho, beringela, pimenta), salada de pimentos, burek de batata, kaymak (semelhante ao creme de leite e pode comer-se com pão), torta mimoza (o elemento base é o pão de ló que, depois é cortado em cubos para fazer a cobertura e, deste modo, recordar as mimosas), salada de couve, stelja (presunto de ovelha) e iogurte da Mama Rosa. Agora a Sério, há cevapi (espetadas de carne moída), sarma (couve recheada) e musaka (composto por carne de carneiro, beringela e tomate). No Final Feliz, o chef Ljubomir Stanisic servirá a baklava de pistácio, a torta zita, a tufahia (maçã, creme, frutos secos) e a spanski vetar (bolo intercalado com creme e frutos secos em camadas). Mesmo assim, o jantar terminar quando o chef disser.

Apetite acicatado? O valor do menu é de 50 euros por pessoa (bebidas não incluídas) e a reserva pode ser feita através do 910 307 575.

Bom apetite! •

+ Bistro 100 Maneiras
Legenda da foto de entrada: Burek, a iguaria a servir no início do repasto / © Fotografia: Constantino Leite