Teve início no passado domingo o Ciclo de Cinema de Animação Russo na Casa da Esquina, em Coimbra. Um ciclo de Cinema que inaugura uma colaboração da Casa da Esquina com o Centro de Estudos Russos e o Clube de Cinema Russo, ciclo que se prolongará até maio deste ano.
No primeiro domingo de cada mês, e até maio, poderá assistir a filmes de animação russos em sessões dirigidas a toda a família. O primeiro filme a ser exibido foi “A Rainha da Neve”, mas não se preocupe. Ainda há três sessões para marcar presença.
O ciclo prossegue com “Vinni-Pukh” de Fiodor Khitruk, no dia 5 de março. Um filme de animação de 1969, produzido pela estúdio Soyuzmultfilm com direção de Fyodor Khitruk, com base na famosa obra de Alan Milne, “Winnie-the-Pooh”. Com uma animação que carrega em si um charme especial, é um filme que se pode denominar de apelativo quer para os mais miúdos quer para os mais graúdos, com uma forma de contar a história que faz-nos crer que os personagens saltaram directamente do livro para o grande ecrã. A não perder, este clássico.
Segue-se “Masha e o Urso” de Olek Kuzovkov no dia 2 de abril. Baseado num conto de fadas do folclore russo, mostra o quotidiano de uma pequena menina (bem traquinas) que vive no coração de uma floresta, é a Masha. Masha vive com seu amigalhaço urso numa casa do bosque, urso qual age como uma figura muito responsável e que tem que suportar todas as tropelias de Masha. O desenho usa um estilo de comédia similar a desenhos mudos como Pingu e Bernard, embora tenha alguns diálogos da personagem Masha. “Masha e o Urso”, é também uma série de desenhos-animados russa para televisão que se tornou viral. É transmitida em mais de 120 países e no YouTube está no top 10 dos vídeos mais vistos no mundo.
O ciclo encerrará com “O Conto do Czar Saltan” de Ivan Ivanov-Vano, no dia 7 de maio. Produzido pelo estúdio Soyuzmultfilm e realizado em 1984 por Lev Miltchin e Ivan Ivanov-Vano, é baseado num poema homónimo do grande escritor russo Aleksandr Pushkin. Um filme onde são poucas as palavras além das palavras do poema de Pushkin, poema que não é lido na integra, no filme. Um conto de amor e traição onde uma rainha e seu filho são banidos para uma ilha remota pela traição de uma família má. Na ilha, Gvidon mata uma águia que ataca um belo cisne, vindo depois a descobrir que a águia era um feiticeiro malvado que havia transformado em cisne uma linda princesa. Cheia de gratidão, a princesa realiza os seus desejos enquanto lhe vai ensinando o verdadeiro significado do amor e ajudando-o a voltar para o seu querido pai, o Czar Saltan.
Três filmes a colocar em agenda, três dias com hora marcada, sempre, para as 11h00 da manhã. A ir, na Casa da Esquina – Rua Aires de Campos nº6, Coimbra (a entrada é livre, não há desculpas para não ir com os seus mais pequenos). •