O Gajo / Sons do Bussaco

Regressemos ao Convento de Santa Cruz, para mais um “Sons do Bussaco – Ciclo de Concertos de Músicas do Mundo”, na Mata Nacional do Bussaco. Quem se segue, no altar, é O Gajo.

Se ainda não ouviu falar, é tempo de tomar nota deste músico que se prepara para ir para estúdio e, assim, gravar o tão desejado álbum. No estilo sonoro, O Gajo é do mundo e bebe de várias fontes que passam no popular, pelo fado, atravessam o folk e puxam o rock, O GAJO é, repetindo-nos, música do mundo. No nome por detrás do cognome está João Corrosão, lisboeta de gema, que faz da viola campaniça a sua forma de expressão, com toda a naturalidade, num prolongamento do seu estar por estes mundos. Ele que se define como “um viajante e a música o seu meio de transporte. Numa viagem que passa pela música”.

Com um dedilhar a alta-velocidade, “Ontem peguei na Viola Campaniça e fiz mais uma música…
Um emaranhado de notas que tem por objectivo principal soar-me bem. Transportar-me para onde quero sem ter de mexer mais do que os meus dedos.
Arranco sempre de Lisboa, mas o destino nunca é certo. Outra cidade? Outro país? …limito-me a ir. 
Umas vezes a passo lento, como quem quer saborear todas as paisagens, outras à velocidade da luz, numa simples e rápida explosão de energia.
Já viajei com os textos do John Cale ou ou do Orwel, com as músicas do Tom Waits ou dos Wovenhand ou ainda com as imagens do Ryden ou do Drooker, mas às vezes gosto de ser eu a escolher o caminho.
Por norma viajo sozinho, mas arranjo lugar aos que aceitem o desafio de desemaranhar as minhas notas”.

Assim se apresenta ele a um público que começa a descobri-lo, aos poucos, curioso do músico com estilo irreverente, que carrega no regaço uma viola tão nossa, que cria sonoridades que não deixam o corpo quieto. É este O Gajo que urge descobrir e ouvir ao vivo enquanto não nos chega, aos ouvidos e mãos, o seu trabalho de estúdio com gravação já agendada. Por aqui, neste lados Mutantes, deixamos no ar o vídeo acima para vos acicatar a rumarem a mais uma noite no Bussaco.

“Sons do Bussaco – Ciclo de Concertos de Músicas do Mundo” continua a dar boa (e nova) música e a si, cabe-lhe não ficar em casa no próximo sábado, dia 04 de março, e sair para aproveitar boas sonoridades nacionais. Não se atrase, o concerto tem começo marcado para as 21h30. A ir.

Bilhetes: turismo@fmb.pt ou através do número 231 937 000). •

“Sons do Bussaco – Ciclo de Concertos de Músicas do Mundo” na Mutante
O Gajo
Fundação Mata do Bussaco
Convento de Santa Cruz
© Imagem: O Gajo, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .