Ópera da Lituânia no Maria Matos

A Teatro Maria Matos vai chegar uma Ópera da Lituânia sobre o capitalismo e o prazer do consumo que não vai querer perder: “Have a good day! – Opera for 10 cashiers, supermarket sounds and piano”.

Steve Smith, do respeitado The New York Times descreveu esta ópera como “Um espetáculo inteligente, fascinante e discretamente subversivo. Qualquer que seja a crítica ao capitalismo e à obsessão consumista que possa estar implícita é subtil e perspicaz.

O que está realmente por detrás dos “Boa tarde!”, “Obrigada!”, “Tenha um bom dia!” mecanizados e dos sorrisos das empregadas de caixa dos supermercados? “Have a good day!” [Tenha um bom dia!] conta a história por detrás desses sorrisos automatizados. Normalmente sem rosto, assemelhando-se quase a robots, os empregados de lojas que encontramos no dia-a-dia são nesta ópera transformados em personagens vivas e únicas. Os seus pensamentos secretos e histórias de vida materializam-se em dramas pessoais sobre uma música que serve os seus pensamentos e facilita as suas vozes. A atmosfera do supermercado é criada através de uma brilhante e vibrante instalação de lâmpadas de luz do dia e sons ambientais. Com humor, ironia e sentido poético, um mosaico de destinos distintos transforma-se num poema sobre o capitalismo e o prazer do consumo.

Logo após da estreia na Lituânia, no ano de 2013, “Have a good day!” foi selecionado para a prestigiada competição Music Theatre NOW na Suécia, na qual recebeu o prémio Globe Teana-Theatre Observation. Nas palavras do realizador Jonas Mekas, “É como uma pequena obra-prima (…) muito sólida, muito simples e muito real.” Está com dúvidas? Espreite este vídeo abaixo e vai entender no segundo porque dizemos, logo no início, que não vai querer perder:

https://www.youtube.com/watch?v=HDlxhJ0gAYw

A ópera é em lituano, mas tem legendagem e sobe ao palco no dia 10 de março, pelas 21h30, no Teatro Maria Matos em Lisboa.

O libreto é de Vaiva Grainytė; Composição e direção musical na mãos de Lina Lapelytė; Encenação e cenografia por Rugilė Barzdžiukaitė; Caixas são Indrė Anankaitė-Kalašnikovienė, Liucina Blaževič, Vida Valuckienė, Veronika Čičinskaitė-Golovanova, Lina Valionienė, Rima Šovienė, Milda Zapolskaitė, Rita Račiūnienė, Svetlana Bagdonaitė e Kristina Svolkinaitė; Guardas são Kęstutis Pavalkis (piano) e Lina Lapelytė (live electronics).

Uma produção Operomanija que faz parte de EUROPOLY, um projeto europeu para teatro e cinema do Goethe-Institut, em cooperação com Münchner Kammerspiele, Onassis Cultural Centre Athens, Sirenos ― Vilnius International Theatre Festival, Maria Matos Teatro Municipal Lisboa e Tiger Dublin Fringe com a colaboração da Allianz Cultural Foundation.

A colocar na agenda. A não perder, esta ópera ímpar da Lituânia. •

Maria Matos
© Fotografia: Rugilė Barzdžiukaitė.

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