Oeiras prepara-se para receber a primeira edição do Soam as Guitarras. Seis noites de concertos, num novo evento musical que celebra a arte da guitarra e a sua diversidade, em espaços singulares, com encontros inéditos.
Miguel Araújo, António Chainho com Kepa Junkera, Tó Trips com João Doce, Manuel de Oliveira, Marta Pereira da Costa com Ricardo Toscano e Joel Xavier, compõem o cartaz da primeira edição do Soam as Guitarras, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Ghude, naquele que se espera que seja um evento para ficar na memória.
A noite de estreia acontece a 31 de Março, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, com Tó Trips e João Doce. No dia seguinte, a 01 de Abril, e prestes a editar novo álbum, Miguel Araújo sobe ao palco do Auditório Municipal Eunice Munõz. A 02 de Abril, para terminar em cheio o primeiro fim-de-semana, Manuel de Oliveira actua na Igreja da Cartuxa. Rumando ao dia 7 de Abril, Marta Pereira da Costa convida Ricardo Toscano para um concerto no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. No dia seguinte, a 08 de Abril, é o Mestre António Chainho que convida Kepa Junkera, vencedor de um Latin Grammy, para um concerto no Auditório Municipal Eunice Munõz. O encerramento está marcado para dia 09 de Abril, com Joel Xavier, na Igreja da Cartuxa. Todos os concertos têm início marcado para as 21h30.
O Soam as Guitarras celebra em espaços intimistas, todo um universo que a guitarra carrega em si mesma, da guitarra acústica, à portuguesa ou à eléctrica, mas também explorando a fusão da sua sonoridade com outros instrumentos, como o público irá poder testemunhar nas prestações de Tó Trips com João Doce na percussão ou Ricardo Toscano no saxofone que, inesperadamente, se junta à primeira e única guitarrista profissional de Fado, Marta Pereira da Costa.
Tome nota na sua agenda e deixe-se levar pelos sons superlativos destas guitarras e seus músicos, em Oeiras. •