As épocas festivas têm, quase sempre, concertos a elas associados, concertos que não deve perder pela excelência dos intérpretes e dos compositores interpretados. Olhemos para a agenda do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) que, nesta Páscoa, um programa obrigatório.
Este ano o Concerto de Páscoa do TMJB inclui obras de Beethoven e MacMillan, interpretadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos. A obra de Beethoven será dirigida por Henning Kraggerud e a obra de MacMillan por João Paulo Santos.
Os espectadores do TMJB terão oportunidade de ouvir o único concerto para violino e orquestra que Beethoven compôs, bem como uma obra coral do escocês James MacMillan, inspirada pela Paixão de Cristo. “Seven last words from the cross” reunirá, em palco, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, um luxo. Quanto ao concerto de Beethoven, trata-se de uma peça frequentemente gravada e interpretada, contemporânea de outras criações de grande fôlego, como o seu Triplo Concerto e os Quartetos Razumovsky. Estreou em Viena, em 1806, para satisfazer uma encomenda do violinista Franz Clement.
João Paulo Santos é pianista e maestro, encontrando-se ligado ao Teatro Nacional de São Carlos há mais de 40 anos. O seu percurso artístico abrange fundamentalmente três áreas: a direcção musical, a interpretação ao piano e a recuperação do património musical nacional.
Henning Kraggerud é um violinista e compositor norueguês, director artístico da Orquestra Filarmónica de Câmara do Árctico e professor no Conservatório de Música Barratt Due, em Oslo, e na Royal Northeen College of Music de Manchester. Estudou sob a direcção de Camilla Wicks, Emanuel Hurwitz e Stephan Barratt-Due, entre outros, e foi já distinguido com o Grieg Prize e o Sibelius Prize.
Um concerto que se realizará amanhã, sexta-feira dia 07 de abril pelas 21h30. Rume ao teatro com a família, mais pequenos incluídos, e viva música de excelência nesta Páscoa. •