Neste final de semana, uma nova confirmação para o Misty Fest deste ano. A voz de Teté Alhinho com suas mornas.
A cantora Tété Alhinho carrega na voz uma alma muito própria, desenhada ainda na infância a ouvir as mornas que Bana cantava “nos 15 minutos finais da emissão da rádio Barlavento“, como recorda nas notas de capa de “Mornas ao Piano”, o disco que acaba de lançar.
Para recuperar essas memórias, Tété recrutou vários músicos (os pianistas Carlos Matos, Ricardo de Deus ou Victor Zamora, por exemplo) que a acompanham em temas sobretudo da sua lavra, “com o doce embalo ilhéu a ser recortado por um rigor jazz e uma classe de pendor universalista que ainda assim não mascara a identidade funda destas canções de dor e saudade, de nostalgia e absoluta dignidade“.
Ao vivo, Tété Alhinho torna-se ainda mais doce e intensa, arrebatadora na força da interpretação de temas que pegam na memória de Cabo Verde para se projetarem num mundo moderno e sofisticado, cheio de alma e de beleza. Todas estas qualidades poderão ser confirmadas em novembro, no Misty Fest, quando Teté subir aos palcos do Teatro Tivoli BBVA (Lisboa) e da Casa da Música (Porto), onde terá como artista convidado Carmen Souza e Theo Pascal Duo. Certamente, concertos a não perder. Eis as datas:
10/11 – Teatro Tivoli BBVA, Lisboa.
11/11 – Casa da Música, Porto.
A tomar nota. A ir, no próximo outono. •