Os Anaquim são “Optimista[s]” / [Actualizado]

Verão em pleno no calendário gregoriano. Meio da semana. Momento perfeito para dar a ouvir o novo single dos Anaquim que, ainda este ano, apresentarão o novo trabalho de originais. [Nova data/palco para apresentação do disco, no parágrafo seguinte].

Os Anaquim dão a conhecer “Optimista”, o single de avanço do quarto álbum de originais a editar no último trimestre de 2018 e que será apresentado ao vivo dias 08 de Novembro, na Casa da Música do Porto e dia 01 de Dezembro, no Teatro Ibérico em Lisboa; a que se acrescenta agora o dia 06 de Dezembro (nova data), no Convento São Francisco, em Coimbra. “O Quarto de Anaquim” traça um retrato da banda “num cruzamento entre as origens e os novos caminhos, por onde passam os bluesman que venderam a alma ao diabo, os vagões rumo a Nova Orleães, as raízes do country e do jazz e a sua transformação pelos primos europeus. Esse cruzamento, entre o velho e o novo mundo, só podia ocorrer em Portugal, expressar-se nas suas contradições, no seu quotidiano saudosista e visionário, na dúvida do seu optimismo e no bater do seu relógio“. Mais especificamente, esse cruzamento só podia ocorrer no quarto de Anaquim, de José Rebola (voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria). Um quarto bem afinado, não há como contestar.

Sucessor de “As Vidas dos Outros” (2010), “Desnecessariamente Complicado” (2012) e “Um Dia Destes” (2016) – este que nos levou a uma conversa com José Rebola aqui – , “O Quarto de Anaquim” marca o regresso da banda às edições depois da edição digital de “Anaquim – 10 anos ao vivo”, que registou o concerto do 10.º aniversário no Convento São Francisco, que contou com a participação de Ana Bacalhau, Jorge Palma, Luísa Sobral e Viviane. Recorde-se que este registo ao vivo é composto por 10 temas e um extra, o inédito “Relógio”, oferta para quem comprar o disco na íntegra.

Um esperado regresso dos autores dos radiofónicos “As Vidas dos Outros”, “Na Minha Rua”, “Sou Imune ao Teu Charme” e “Apontar é Feio”, com o mesmo viciante romantismo, perfeita ironia e natural sentido de humor – tudo isto, já pode confirmar no single se ouvir bem a letra, da primeira à última sílaba… A bitola continua bem apurada, nesta trupe de t-shirt às riscas. “O Quarto de Anaquim” será uma edição de autor e terá distribuição da Sony Music.

A ouvir o single (e acredite que não vai conseguir ouvir, apenas e só, uma vez; vai reouvir, garantidamente) enquanto Novembro não chega.
A tomar nota das datas.
Vem por aí “O Quarto de Anaquim” e cremos que, mais uma vez, não seremos imunes ao charme desta trupe de Coimbra, com músicos de mão cheia. •

+ Anaquim
© Fotografia: Anaquim, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.