Miguel Castro e Silva cria novo conceito para o Mercado da Ribeira

“Tradição. Sem medos”. Eis a frase que o chef portuense escolheu para expressar o respeito pela cozinha do nosso país no renovado corner do mercado lisboeta da Avenida 24 de Julho.

Façamos, antes de mais, uma breve análise à nova carta do espaço do chef Miguel Castro e Silva no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Comecemos pelas lulinhas fritas, estaladiças e saborosas, com maionese de lima, “um petisco que se consolidou no DeCastro”, de comer mais e lamber os dedos. Outras das boas novas é a sopa de tomate fresco, servida quente ou fria, “um prato da minha infância”, do qual “sempre gostei muito”. 

Aos apreciadores de tártaros, a escolha tanto pode recair no mais exótico – de atum com cebolinho e salada asiática – ou no de “inspiração portuguesa” – de bacalhau, puré de grão e emulsão de coentros. Esta dupla é levada “sem medos” do Less para o Mercado da Ribeira.

Vamos ao peixe? Que tal lascas de bacalhau, batata doce e espinafre com ovo escalfado? É apresentado em camadas, mas sem que os sabores se confundam na boca. Pelo contrário, a conjugação consegue conquistar o mais exigente dos apreciadores da boa comida.

Já na carne, o chef do Porto foi buscar a costela mendinha de vitela Maronesa com um reconfortante arroz de forno, com o condão de trazer à memória os domingos em família.

Em suma, Miguel Castro e Silva acentuou o tributo ao receituário português, pois “respeito muito a nossa cozinha”, sem pôr de parte o carácter inovador que acompanha o seu percurso como chef. Afinal, é uma das figuras da esfera gastronómica que mais contribuiu para a revolução da cozinha no país.

A homenagem não ficou, contudo, pela mesa. O chef português criou um novo conceito à imagem, agora, associada ao seu espaço no Mercado da Ribeira, onde os elementos e as cores reportam aos anos 1960 e 1970. Sobre a frase “Tradição. Sem medos”, comenta que “tem muito a ver comigo”, precisamente por respeito à arte de cozinhar que tem vindo a ser transmitida de geração em geração.

+ Miguel Castro e Silva
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: