Familie Flöz com Infinita / TMJB

A companhia Familie Flöz, de Berlim, depois de ter sido a grande vencedora da última edição do Festival de Almada, com o espectáculo Dr. Nest, vai estar na próxima sexta-feira, no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), com um novo espectáculo: Infinita.

Estreada em 2006, trata-se de uma criação sobre a metamorfose da biologia humana, que põe em cena, iluminando-os com recortes de luz especiais, os milagres dos extremos da vida: o momento da chegada ao Mundo, aqueles primeiros passos admiráveis, e o momento em que o envelhecimento triunfa. Ou seja, sobre a ascensão e a queda do pequeno homem singular, por maior que se pense ou que os outros o considerem. Quatro figuras espantosas – que nos representam, a todos e a cada um – revisitam o breve caminho transitório da vida humana, num jogo de sombras e de sons (por vezes musicais) de grande beleza.

Numa vigorosa sucessão de cenas que evocam o destino inevitável do ser humano, o espectáculo é um mosaico poético e tangível sobre a vida, composto com simplicidade e virtuosismo. Um teatro feito com o material que existe antes da linguagem: o corpo e tudo o que diz e faz, a que se acrescentam máscaras que dão um rosto grotesco às personagens.

A companhia Familie Flöz, agora sediada em Berlim, iniciou o seu percurso em meados dos anos de 1990 em Essen, na Alemanha, em contexto universitário de estudos artísticos.

Trabalhando em processo de criação colectiva, construindo narrativas de cena a partir de contribuições criativas de todos, nesta família (de artistas provenientes de 10 países) os actores são criadores das suas próprias personagens, e a encenação vai sofrendo alterações no curso da carreira dos espectáculos.

De Björn Leese, Benjamin Reber, Hajo Schüler e Michael Vogel; com Direcção de Hajo Schüler, Michael Vogel, numa Co-produção Admiralspalast e Theaterhaus Stuttgart.

A não perder na próxima sexta-feira, dia 25 de Janeiro pelas 21h00, no TMJB, em Almada. •

TMJB
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.