O esperado e desejado RESPIRA! tem regresso agendado para o Theatro Circo, no próximo mês de maio, com cinco espetáculos internacionais, entre eles o londrino Alfa Mist, o americano Lonnie Holley, o ucraniano Lubomyr Melnyk, a escocesa Kathryn Joseph e o libanês Rami Khalife, os dois últimos em estreia absoluta em Portugal.
Braga será a capital do piano e mais uma vez os olhos estarão focados nos dedos e nas vozes dos(as) pianistas que durante três noites imperdíveis, farão do Theatro Circo um templo do piano.
Na noite inaugural, dia 02 de maio, será Alfa Mist, pianista londrino que vai apresentar o novo trabalho que sucederá aos icónicos Nocturne e Antiphone. Depois de começar a sua jornada musical como produtor de grime e hip hop, o pianista autodidata enveredou pela música jazz, tendo colaborado com artistas como Tom Misch e Jordan Rakei.
No dia seguinte, de dia 03 de maio, é hora de receber Lonnie Holley, músico e artista plástico, que regressou ao discos em 2018 com MITH, trabalho que lhe valeu as mais altas críticas na imprensa como o The Guardian, Pitchfork e The Quietus. Apresentar-vos Lonnie Holley é falar de um norte-americano de 66 anos nascido e criado no Alabama, o sétimo de 27 irmãos, pai de 15 filhos, factos só por si representativo da sua unicidade. Na mesma noite de dia 03, a abrir, estará Rami Khalifé, compositor, pianista e artista franco-libanês, filho de um dos compositores mais consagrados libaneses, Marcel Ralife. Após trabalhar com a Orquestra Filarmónica do Catar, estreia-se em Portugal com o trabalho Lost, trabalho que o designou como um dos compositores mais emocionantes da sua geração.
Para fechar o Respira! com chave de ouro, no dia 04 de maio, subirá ao palco um dos pianistas mais consagrados da atualidade: Lubomyr Melnyk. O pianista de 70 anos, que já passou por Portugal em 2015 e 2017, é conhecido por tocar num estilo que o próprio cunhou de “música contínua” – técnica que consiste em tocar notas rápidas em longas séries e que começou a desenvolver quando trabalhava na Ópera de Paris, na década de 70. Por cá, vem apresentar o mais recente disco “Fallen Trees”, editado pela Erased Tapes. Na mesma noite, pela primeira vez em terras lusas Kathryn Joseph, uma pianista prodigiosamente talentosa, muitas vezes comparada a Björk e Antony Hegarty. Depois do seu primeiro trabalho “Bones You Have Thrown Me And Blood I’ve Spilled”, lançado em 2015, e eleito melhor álbum escocês desse ano nos BBC Awards, atira-se ao seu segundo trabalho discográfico “from when I wake the want is” que a catapulta para o selo de bandas como Mogwai, a conhecida Rock Actions Records.
Nas duas últimas edições, em 2017 e 2018, o RESPIRA!, se bem se recorda, recebeu nomes como Rufus Wainwright, Wim Mertens, James Rhodes, Douglas Dare, Grandbrothers e Vanessa Wagner, entre outros. Em 2019 a bitola mantém-se alta e, se estiver por Braga nos primeiros dias de maio… Não deixe de passar pelo Theatro Circo e deliciar-se com pianos tocados por exímios músicos. •