Se o Jazz experimental faz parte do alinhamento dos seus estilos sonoros de eleição, esta nota é especialmente para si e a não deixar de colocar em destaque, na sua agenda. Três concertos agendados para cá, para este mês de julho com Mn’ JAM.
Os Mn’JAM experiment são mais do que uma banda. São, acima de tudo, um coletivo luso-australiano que nos evoca experiências visuais e sonoras através do seu palco. “Live with a Boom” é a primeira experiência multimédia gravada em CD/DVD, produzido pelos próprios artistas em 2017. O grupo é constituído por Melissa Oliveira (M, vozes; AU/PT), João Artur Moreira (JAM, artista visual e eletrónica; PT), José Carlos Barbosa (contrabaixo; PT), Virxilio da Silva (guitarra; ES), Miguel Amaral (guitarra portuguesa; PT), Joris Roelofs (clarinete baixo; NL) e Rogério Santos (beatbox). Em Mn’JAM experiment, o baterista belga Tuur Moens junta-se a José Carlos Barbosa, um respeitado baixista português, e os dois complementam-se com músicos como o clarinetista Joris Roelofs (o primeiro músico não- americano a ser galardoado com o prémio Stan Getz/Clifford Brown Fellowship Award).
“Mn’JAM experiment são ainda Mn’JAM, dueto de um corpo e alma – ou One Body and Soul, ideia que retomam na performance de apresentação do TEDx Sydney – que nos interpela sobre um mundo entre o digital, o elétrico e o acústico, entre as melodias tradicionais e os efeitos dos loops vocais de M, quase sempre presentes. É de destacar a formação deste dueto que passou por academias e conservatórios de referência internacional, como a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, a Royal Conservatory of The Hague, a Minerva Academy, o Conservatório de Prince Claus, a Berklee College of Music e ainda a New England Conservatory, em Boston – que lhe permite ainda contribuir para a formação e dinamização do ensino criativo, com palestras e workshops de especialização de técnicas de criação de material audiovisual e efeitos sonoros, ou práticas de performance.”
Nesta mini tournée portuguesa, Mn’JAM experiment apresentar-se-á com Casey Banjamin como convidado especial. Os concertos serão em:
08/07, 19h00 – Colaboração Antena 2, Museu de Arte e Arquitectura / MAAT; Lisboa.
12/07, 21h45 – Ciclo Noites azuladas “O Jazz faz Amigos”, Anfiteatro ao ar livre do Museu Cargaleiro; Castelo Branco.
13/07, 22h00 – Electronic & Experimental Days, Centro Cultural e de Congressos; Caldas da Rainha.
Line-up para estes concertos:
Saxofones – Casey Benjamin (USA).
Voz, Loops – M (AU/PT).
Turntables, Arte Visual – JAM (PT).
Guitarra Elétrica – Virxilio da Silva (ES).
Contrabaixo – Matt Adomeit (USA).
Bateria – Péter Somos (HU).
A colocar na sua agenda de julho. •