As Flores do Mal / Inestética

A Inestética companhia teatral estreia no próximo dia 31 de outubro, no Palácio do Sobralinho, a nova ópera “As Flores do Mal”.

Construída a partir de poemas de Charles Baudelaire, com música de Luís Soldado, libreto e encenação de Alexandre Lyra Leite, esta nova produção conta com a interpretação do barítono Rui Baeta e das sopranos Inês Simões e Célia Teixeira, acompanhados por um ensemble de violoncelo, viola d’arco, flauta e contrabaixo.

Os poemas “condenados” e banidos do livro “As Flores do Mal” foram o ponto de partida para a criação do libreto e composição musical desta ópera, que exalta a transgressão poética de Charles Baudelaire nas múltiplas e contraditórias emoções do masculino e do feminino.

Considerada um dos expoentes máximos da poesia moderna e simbolista, esta obra do reconhecido poeta francês, publicada em 1857 e recolhida poucos dias após o seu lançamento por atentado à moral, aborda as temáticas intemporais do amor e do erotismo, desejo, vício, solidão e decadência, com uma inquietante sensualidade. Seis poemas foram suprimidos para que o livro de Baudelaire pudesse voltar a ser editado. Conhece a obra de que falamos? Se não conhece ou já não se recorda bem, esta ópera é uma excelente forma de mergulhar no mundo de Baudelaire.

A nova aposta da Inestética no domínio da criação de ópera contemporânea surge na sequência do êxito alcançado com as produções anteriores, nomeadamente “O Corvo” (2015), a partir de Edgar Allan Poe, e “Tabacaria” (2017), a partir de Fernando Pessoa, editadas em CD e apresentadas em várias salas do país.

A ópera estará em cena no Palácio do Sobralinho, em Vila Franca de Xira, de 31 de outubro até ao dia 17 de novembro (12 récitas); de quinta a sábado às 21h30 e domingo às 18h00.

Na Ficha Artística temos: Música – Luís Soldado; Poemas – Charles Baudelaire; Tradução – Rita Leite Libreto e Encenação – Alexandre Lyra Leite; Direcção Musical – Rui Pinheiro; Figurinos – Rita Álvares Pereira; Barítono – Rui Baeta; Soprano – Inês Simões; Soprano – Célia Teixeira; Flauta – Daniela Pinheiro; Viola d’arco – Magda Pinto; Violoncelo – Sofia Azevedo; Contrabaixo – Samuel Pedro; Produção – Inestética companhia teatral.

A tomar nota. A ir. •

Inestética
© Fotografia: Alexandre Lyra Leite.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .