ART, LIVROS, NO COPO, TABLE 0

Pedro Mendes desafia a cozinhar “algo com Algas”

O mais recente livro, com 40 receitas, do chef do Narcissus Fernandesii, em Vila Viçosa, tem o prefácio escrito pela pena do jornalista Fernando Melo e as imagens são o reflexo da lente do fotógrafo João Marques. A edição esteve a cargo de João Pedro Rato, director da revista Mutante, e a harmonização conta com o apoio dos Vinhos de Lisboa.


Musgo-do-Mar, Chorão-do-Mar, Alface-do-Mar, Kombu, Erva-Patinha. Eis alguns dos nomes que sustentaram o livro “algo com Algas”, de Pedro Mendes, chef do Narcissus Fernandesii, restaurante do Marmòris Hotel & Spa, na raiana Vila Viçosa. O título surgiu naturalmente durante a sessão fotográfica dos pratos captados por meio da máquina fotográfica de João Marques, na Cabana do Pescador, restaurante situado na praia homónima da Costa da Caparica, ou não fossem as algas o elemento principal de cada uma das quatro dezenas de receitas. Já o projecto remonta a 2012, época em que Pedro Mendes decidiu esmiuçar esta temática. 

A curiosidade do chef do restaurante Narcissus Fernandesii foi despertada devido à diversidade de algas que se encontra por toda a costa do nosso país e, simultaneamente, à variedade de nutrientes que cada uma possui, pretexto maior para a inclusão deste ingrediente na nossa alimentação. O passo seguinte consistiu em combinar mentalmente os ingredientes e organizar o alinhamento de cada receita, muitas das quais inspiradas no receituário transversal ao nosso país. Mas o momento certo para “confeccionar” o livro ficou adiado e as receitas permaneceram na gaveta até Março de 2021.


Os últimos meses, passados longe da cozinha do Narcissus Fernandesii, foram decisivos. “Por isso, quis aproveitar, num sentido positivo, um momento que não o era e houve tempo para avançar”, afirma Pedro Mendes. Em conversa com João Pedro Rato, director da Mutante, chegou o incentivo para avançar com o projecto.

Realizada a sessão fotográfica e seleccionado o alinhamento das receitas, foi dado lugar à feitura deste livro em colaboração com João Pedro Rato, responsável pelo projecto gráfico. O protagonismo de cada receita é dirigido às algas, produto de mar que tem o apoio de uma vintena de produtores dos Vinhos de Lisboa, território vinhateiro localizado junto à orla marítima, o par ideal no que diz respeito à harmonização vínica. “Juntar a mestria nas artes da culinária com a vontade de inovar foi motivo suficiente para abraçarmos este projeto do Chef Pedro Mendes. Os Vinhos da Região de Lisboa, com a sua frescura e mineralidade, mostraram novamente a sua vertente gastronómica e foi isso que quisemos mais uma vez confirmar, desta vez com algo de invulgar e ao mesmo tempo desafiador. Fica o convite para um verdadeiro exercício de fusão juntando, num turbilhão de sensações gustativas, dois produtos profundamente marcados pela nossa costa Atlântica”, esclarece Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.


Antes do fecho do livro, Pedro Mendes contou com as eruditas palavras de Fernando Melo. O jornalista, gastrónomo e crítico de vinhos teceu um dos mais belos elogios ao brioso cozinheiro nascido em Lisboa, mas que denota uma profunda paixão pelo Alentejo, desde o interior até ao mar.

“algo com Algas” é, segundo Pedro Mendes, “uma forma de democratizar e incentivar a utilização deste ingrediente tão rico através de receitas simples e muitas delas conhecidas, já que são retiradas do nosso receituário!” Portanto, nada melhor do que aceitar o desafio do chef e, já agora, aliar o respectivo vinho seleccionado a cada prato.

O livro de 100 páginas com a dimensão de 220X305mm, capa dura e em português e inglês é uma edição conjunta do chef Pedro Mendes com a Mutante. Tem uma versão impressa (€24,99 inclui embalagem e portes de envio para Portugal) que pode ser adquirida através do email books@mutante.pt e uma versão digital (€19,99) disponível na Apple Books e na Google Books.

Bom apetite!

+ Pedro Mendes

© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.