Os 15 dias de reinado do polvo na Lourinhã

Chama-se Quinzena Gastronómica do Polvo, acontece entre 20 e 30 de Maio e reúne duas dezenas de restaurantes daquela que é a única região demarcada de Portugal – e uma das três do mundo – para a produção exclusiva de aguardente vínica.

Que tal polvo panado com açorda de coentros, tempura de polvo com arroz do mar, caril de polvo, polvo à Brás ou carpaccio de polvo? Já comeu pica-pau de polvo, pizza de polvo à lagareiro, sandes de polvo à Bulhão Pato, macarron de polvo? Conhece os sonhos com doce de polvo? Eis alguns dos pratos desenvolvidos para a 12.ª edição Quinzena Gastronómica do Polvo, iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Lourinhã. O objectivo é desafiar os restaurantes participantes a desenvolverem o respectivo menu constituído por entrada, prato principal e sobremesa, e protagonizado pelo molusco cefalóide, rei no referido concelho ou não fosse a actividade piscatória uma das mais importantes na região em que está inserida, o Oeste.

Quanto ao roteiro alusivo à arte de cozinhar polvo, eis a lista dos restaurantes a (re)descobrir: Adega do Careca (Atalaia), Alma Nova (Lourinhã), Barracão do Petisco (Santa Bárbara), Carlos dos Leitões (Lourinhã), Chico Neto (RIbamar), DinossauroFood (São Bartolomeu de Galegos), Dom Lourenço (Lourinhã), Foz Restaurante (Lourinhã), Novo Parque Gastrobar (Lourinhã), O Pão Saloio (Vimeiro), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Viveiro (Ribamar), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (RIbamar), Restaurante Cervejaria Castelo (Lourinhã), Restaurante O Moleiro (Lourinhã), Restaurante Residencial Braga (Vimeiro), Restaurante Vestigium (São Bartolomeu de Galegos), Solmar & Terrace (Lourinhã), Terra à Terra (Lourinhã) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia). 

Apesar de poder desfrutar do alinhamento dos menus seleccionados em casa – possibilidade assegurada através de take away ou da entrega feita ao domicílio –, o ideal é reservar, agendar e desfrutar cada prato na esplanada ou no interior do restaurante e, já agora, terminar a refeição com a aguardente D.O. Lourinhã.

Bom apetite!

+ Quinzena Gastronómica do Polvo

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.