A praia, do lado de lá da rua, é apenas um pretexto para conhecer o Tryp by Windham Lisboa Caparica Mar, onde a gastronomia subiu de tom, na companhia de referências vínicas de produção nacional.
“A ideia dos jantares surgiu com a entrada do Pedro Mendes, no sentido de revitalizar e posicionar o restaurante Horizonte.” A explicação é dada por Gonçalo Proença, director-geral do Tryp by Windham Lisboa Caparica Mar, o hotel quatro estrelas localizado na Costa da Caparica, localizado no concelho de Almada, referindo-se ao chef, que, durante muito tempo, se dedicou e mostrou quanto vale no restaurante principal do Alentejo Màrmoris Hotel & Spa, em Vila Viçosa.
A vista privilegiada sobre a praia, a partir do hotel de quatro estrelas, recomenda-se, seja dos quartos virados para o mar, seja do Sky Bar, instalado no topo do edifício ou até mesmo do restaurante Horizonte, palco destes jantares especiais, em que o vinho também é rei. Gonçalo Proença aponta dois vectores importantes. “Cada prato é desenhado especialmente para cada jantar e os vinhos escolhidos não são os convencionais.”
O objetivo é percorrer o mapa vitivinícola de Norte a Sul de Portugal e optar por vinhos “que identifiquem a região onde são produzidos”. Foi o caso das referências da Herdade de Portocarro, propriedade localizada na Região da Península de Setúbal, servidas no primeiro, ou da Quinta do Vallado, a histórica quinta de D. Antónia Ferreira, situada em Vilarinho dos Frades, Peso da Régua, na sub-região do Baixo Corgo, no Douro.
Tártaro de atum e rosbife panado em framboesa motivaram as boas vindas aos presentes. Já à mesa, o já conhecido sames de bacalhau e espuma de grão do chef Pedro Mendes aguçou as papilas gustativas, além das memórias de quem o acompanha nestas andanças gastronómicas.
No prato de peixe, valeu o pregado servido com puré de aipo e a leveza do molho de espumante, seguindo-se o empadão de ossobuco, destinado a verdadeiros carnívoros. A baunilha, a pêra e acanela foram os ingredientes principais da sobremesa, que encerrou este saboroso desfile à mesa do restaurante Horizonte.
O próximo jantar, a ter lugar em Setembro, é acompanhado por Vinhos de Lisboa. Trata-se da região vitivinícola à beira-mar plantada, daí a forte influência marítima, e cujo território se estende entre Carcavelos, no concelho de Cascais, até à Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal. “Queria que a temática andasse à volta das algas” [leia aqui sobre o livro de receitas “algo com Algas” harmonizado com Vinhos de Lisboa, do Chef Pedro Mendes], acrescenta o director-geral do Tryp by Windham Lisboa Caparica Mar.
Quanto à unidade hoteleira, profundamente dedicada às famílias, Gonçalo Proença fala sobre a remodelação pela qual os 360 quartos e as áreas comuns do edifício estão a ser submetidos, pelas mãos da designer de interiores madeirense Nini Andrade Silva. “Os três restaurantes vão ser remodelados de forma bastante profunda”, em particular o Paparico, no piso térreo do edifício, e o Horizonte, no último andar, mais intimista e com um serviço “à carta”. As zonas da piscina e do Sky Bar vão tornar-se “mais atrativas, mais apetecíveis”, garante.
De acordo com a previsão do término das obras, as boas novas estarão à vista de todos em Janeiro de 2024.