Na sua estreia em Portugal, o premiado quinteto feminino de jazz – ARTEMIS – vem ao Porto mostrar ARBORESQUE, com duas sessões imperdíveis.
Com o nome em homenagem à deusa grega da caça, ARTEMIS é um poderoso ensemble de instrumentistas virtuosas que se apresenta pela primeira vez em território nacional, numa ocasião especial, na Sala 2 da Casa da Música, em outubro próximo.
Fundado pela pianista e compositora Renee Rosnes, este supergrupo distingue-se não só por reunir artistas de grande singularidade – cada uma com uma notável carreira a solo –, mas também pela riqueza da sua formação global e multigeracional. Ao lado de Rosnes encontramos outras músicas, compositoras e líderes extraordinárias: a trompetista Ingrid Jensen, a saxofonista tenor Nicole Glover, a contrabaixista Noriko Ueda e a baterista Allison Miller.
O trabalho colectivo destas cinco referências do jazz actual provoca momentos musicais inesquecíveis, marcados por uma cumplicidade electrizante e por uma alegria pura. Talentosas e intensas, as ARTEMIS foram reconhecidas pelos leitores da prestigiada revista norte-americana DownBeat como Grupo de Jazz do Ano por duas vezes consecutivas – em 2023 e 2024.
Ao duplo e muito aguardado espectáculo no Porto, trazem ARBORESQUE, o seu terceiro álbum, editado em Fevereiro pela histórica Blue Note. O disco resulta da maturidade artística do quinteto, apresentando arranjos inspirados e composições originais envolventes, com contribuições de todos os elementos. Num hino ao prazer genuíno da colaboração e da criatividade, a banda explora nesta obra temas ligados à beleza natural e ambiental, como sublinham as peças “Sights Unseen” ou “Olive Branch”. Em março passado, celebraram o lançamento de ARBORESQUE com uma residência de seis noites no lendário Village Vanguard, em Nova Iorque.
A visão criativa e livre de cada membro de ARTEMIS destaca-se na construção de uma voz colectiva imponente: “O nosso objectivo é fazer música honesta que toque as pessoas. Inspiramo-nos mutuamente e sentimos uma verdadeira paixão por tocar juntas. Toda essa energia positiva transparece no som e acredito que o público consegue senti-la”, explica Renee Rosnes.
Também distinguido em 2024 pela Jazz Journalists Association como Mid-Sized Ensemble of the Year, o brilhante grupo all star tem encontro marcado no dia 06 de outubro, na Casa da Música (Sala 2), em duas sessões a não perder, às 19h00 e às 21h30.
A não perder, neste próximo outono, na cidade Invicta. •