SP-Arte 2014 / São Paulo

O mais importante evento brasileiro voltado para o mercado de arte terminou dia 06 de abril. A Feira de Arte Internacional do Brasil, conhecida como SP-Arte, aconteceu no espaço Cicillo Matarazzo, mais conhecido como pavilhão da bienal, no parque do Ibirapuera em São Paulo. O prédio, projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, é a sede da bienal Internacional de Arte de São Paulo. O pavilhão de 25 mil metros quadrados, com andares interligados por suaves rampas, foi inaugurado em 1957 e é considerado um marco da arquitetura moderna do país.

Em sua décima edição, a SP-Arte, reuniu 136 expositores, 78 galerias nacionais e 58 internacionais, de 18 países. Nesse ano, além da grande variedade de obras, houve um Programa Educativo com palestras, e um Núcleo Editorial que foi responsável pelo lançamento de livros e revistas. A jornalista brasileira especializada em artes Gisele Kato diz “acho que dá para a gente dizer que a SP-Arte fatiou o cenário das artes visuais no país em uma espécie de antes e depois. Com a feira, o mercado se profissionalizou. Surgiram novos colecionadores no Brasil e também novas galerias interessadas em representar nossos talentos. Mas a feira não é só voltada para o mercado. É nossa chance de entrar em contato com obras que estão fora dos museus”. A feira consolida o Brasil como um mercado promissor, fazendo com que um número cada vez maior de galerias internacionais participem do evento e contribuindo para que galerias brasileiras tornem-se mais conhecidas e apareçam nas feiras internacionais.

Van de Weghe – Jean-Michel Basquiat – Desmond, 1984

Alguns artistas internacionais em destaques desse ano foram Jean-Michel Basquiat, Gerhard Richter, Alexander Calder, Alex Katz, Joana Vasconcelos, Anish Kapoor.

Paulo Kuczynski, Escritório de Arte – Adriana Varejão – Pele, 1996

Nos nacionais nomes consagrados como Volpi e Tarsila do Amaral. Havia ainda artistas contemporâneos muito conhecidos e importantes como Nuno Ramos, Beatriz Milhazes, Miguel Rio Branco, Adriana Varejão, Nelson Leirner, entre outros.

Galeria Emma Thomas – Tcharafna – Gui Mohallem

Foi uma ocasião para ver também novos artistas brasileiros ainda desconhecidos do grande público como: Gui Mohallem, Lucas Simões, Pedro Motta, João Castilho, Rodolpho Parighi, Gustavo von Ha e Erica Ferrari amadurecendo seus trabalhos.

+ SP-Arte e Artsy
© Fotografia: Valéria Mendonça