Vem por aí: Birds are Indie

Inegavelmente únicos exemplares de uma espécie rara de passeriformes, os Birds are Indie vêm sacudir o frio do inverno com um novíssimo single – “Come into the water” – a saber tanto, mas tanto, a verão.

Com a primavera a acenar-nos ali ao virar da esquina de março, mas ainda no tiritar do inverno, os conimbricences Birds are Indie – fãs assumidos de contrastes – não fazem por menos e para contrariar o frio da estação lançam, hoje neste mês de fevereiro, uma música veraneante que nos traz a praia para dentro de casa: literalmente. Sem meias medidas, em pleno conluio com Bruno Pires, fizeram da Casa da Esquina (em Coimbra) uma praia digna de pássaros.

“Come into the water” é o primeiro avanço do próximo álbum de originais da banda – que virá sob a égide de “Local Affairs” – e, ao longo de quase três minutos de uma viciante melodia, fala de “alguém muito friorento que, apesar de tudo, quer ganhar coragem para dar um mergulho. Se pensarmos metaforicamente, quase que podia ser a história da banda…” A faixa, incluída nos esperados “Local Affairs” a editar pela Lux Records e gravado na Blue House Studio, conta com a participação especial de João “Jorri” Silva (a Jigsaw, The Parkinsons) na guitarra-baixo.

E por agora é tudo, que nada mais será desvendado sobre o que está por vir, sobre histórias traduzidas em músicas que esperamos ouvir. O novo álbum tem lançamento previsto para o próximo dia 20 de abril e, no entretanto, é ouvir e (re)ouvir “Come into the water” para mergulhar num verão ímpar, só possível de criar por um trio assim.

Para a sua agenda, as primeiras datas, de tantas que a ser marcadas, da nova tour dos Birds are Indie:
16/03 – La Casa de Arriba, Vigo.
17/03 – Toma 3, Gijón.
18/03 – La Salvaje, Oviedo.
19/03 – Cajas de Música, Santander.
20/03 – Belmondo, Léon.
19/04 – Sociedade Harmonia Eborense, Évora.
20/04 – Teatro do Bairro, Lisboa.
17/05 – Gretua, Aveiro.
18/05 – Maus Hábitos, Porto.
07/07 – Casa do Povo, Ovar.

A tomar nota dos concertos. A ouvir o single. A aguardar por estes “Local Affairs” que nos adoçam a espera por abril com este convite a um mergulho em sonoridades quentes e Indie, de uns já conhecidos Birds. •

+ Birds are Indie
+ Birds are Indie – Bandcamp
© Fotografia: Bruno Pires.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.