Porque se reúne numa exposição vários artistas contemporâneos oriundos de três pequenos países europeus? Foi com esta pergunta que parti para uma visita que se revelaria uma agradável surpresa acompanhada de uma interessante conversa.
Slide, 2009-2013 / Installation de Katharina Lackner
Ainda não entrámos do espaço expositivo propriamente dito e somos confrontados com o chapéu de chuva gigante de Katharina Lackner (Slide, 2009-2013), suspenso do teto, e que permite passarmos de um lado ao outro do hall. A experiência de pegar neste chapéu ampliado transporta-nos para o nosso imaginário infantil.
O Passageiro #4, 2011 / Prova de ampliação digital (Processo Lambda) montada em Diasec de Nuno Cera
Luísa Santos, curadora da exposição e que já viveu nos três países diz-nos que “as personagens (os trabalhos) desta história estão unidas por uma série de binómios. Em primeiro lugar, o grande em confronto com o pequeno; por outro lado, as formalizações visuais da oposição entre a ilusão do que o ‘outro’ parece ser e o real do que o ‘outro’ verdadeiramente é; a relação observador e observado; e, por último, a contradição entre desconhecido e conhecido traduzida pelo desejo de descoberta, de mudança para algo de maior e melhor e, paradoxalmente, a necessidade de refúgios que nos são familiares”.
Percorra os caminhos da exposição e interaja com grande parte das obras mantendo sempre presente que os três países, Aústria, Dinamarca e Portugal, além da reduzida dimensão, têm vizinhos bastante maiores com quem tiveram uma história complicada de guerras e, ainda hoje, mantêm uma estranha relação de comparação.
HEIM, 2008 / Video animation,16:9, 12 min, HD, color, sound de Claudia Larcher
“Daqui parece uma montanha” conta com trabalhos de AVPD, Ann Louise Overgaard Andersen, Claudia Larcher, Dalila Gonçalves, Gregor Graf, Jeppe Hein, Katharina Lackner, Miguel Palma, Nuno Cera, e Tove Storch. Uma exposição a visitar no Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, na rua Dr. Nicolau de Bettencourt, em Lisboa, das 10h às 18h, de 5 de junho a 21 de setembro de 2014.
+ Centro de Arte Moderna
© Fotografia de entrada: Pays/scope, 2012 / Estrutura metálica e espelho de Miguel Palma