Arquitetos eminentes. Arquitetos designers / MUDE

Retratos a preto e branco e uma seleção de peças de design demarcam as duas exposições do MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, com um denominador comum, a arquitetura.

“Arquitetos eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse” e “Arquitetos designers. Mobiliário e iluminação” são os títulos das mostras que, no piso 1, do MUDE, representam o universo dos arquitetos, ora por meio da fotografia registadas pela lente da designer Ingrid von Kruse; ora através de peças de design de produto desenhadas por arquitetos.

Norman Foster, Frank O. Gehry, Zaha Hadid, Álvaro Siza, Oscar Niemeyer, Renzo Piano, Tadao Ando, Denise Scott Brown, David Chipperfield, Peter Eisenman, Rem Koolhaas, Daniel Libeskind, Richard Meier, Ieoh Ming Pei, Richard Rogers, Oswald Mathias Ungers, Robert Venturi ou Peter Zumthor são rostos que preenchem a exposição “Arquitetos eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse”, a designer que é fotógrafa cuja lente registou o olhar, a expressão e as mãos de cada protagonista de cada retrato a par com a caligrafia, o traço, os esquissos e os pensamentos de cada um.

Por sua vez, a exposição “Arquitetos designers. Mobiliário e iluminação” aborda a relação de complementaridade entre a arquitetura e o design, revelando os diferentes movimentos e estilos que marcaram, sobretudo, o século XX, por entre uma seleção de peças de design de produto – mobiliário, luminária e pequenos objetos – desenhadas por arquitetos, numa tradução livre do desenvolvimento natural do projeto de arquitetura ou de novas conceções de espaço e da disciplina. Na lista constam peças da autoria de Alvar Aalto, Franco Albini, Gae Aulenti, Andrea Branzi, Archizoom Associate, Mario Bellini, Achille Castiglioni, Paolo Deganello, Charles Eames, Michael Graves, Vittorio Gregotti, Marc Held Arne Jacobsen, Shiro Kuramata Le Corbusier, Vico Magistretti Massimo Morozzi, Gaetano Pesce, Gio Ponti, Jean Prouvé, Verner Panton, Charlotte Perriand, Alessandro Mendini, Bruno Mathson, Aldo Rossi, Carlo Scarpa, Eduardo Souto Moura, Eero Saarinen, Ettore Sottsass ou do coletivo Super studio.

A exposições, com curadoria de Bárbara Coutinho, design expositivo de Raquel Santos e Luís Saraiva, e design gráfico de Paula Guimarães, estão patentes entre 23 de abril e 15 de agosto, no MUDE. A ir. •

MUDE – Museu do Design e da Moda

Para partilhar com os amigos