Consumidor > produtor = Adegga Selected

Falta pouco tempo para o jantar marcado com os seus amigos, um repasto que requer um vinho à altura. E se, sem mais delongas, fizesse a encomenda via internet e, dois dias depois, o néctar de Baco tão desejado chegasse a sua casa?

A ideia surgiu em dezembro de 2014. Mas, como num bom vinho, o plano precisou de tempo suficiente para ganhar estrutura, tendo como objetivo encontrar produtores com “um bom histórico, uma história interessante e bons vinhos”, disse André Ribeirinho, o mentor do Adegga.com, do qual resulta o Addega Selected, a plataforma que “é mercado de vinhos”, disponível 365 dias por ano, tendo a Paulo Laureano Vinus como primeiro produtor.

Segundo André Ribeirinho, a aquisição do vinho – ou dos vinhos – é feita online, diretamente ao produtor, que define o valor de cada garrafa, o que permite a prática de “um preço mais interessante”, pago por multibanco ou cartão de crédito, para depois o “receber em casa e divertirem-se”. À encomenda é acrescido um valor de 5 euros, independentemente do número de garrafas adquiridas, pois “não há entrega mínima”, garante. “É quase um canal que vai buscar novos consumidores”, explica, sem formalidades e apresenta-se “pela forma como o vinho encaixa nas pessoas”, continua o mentor do Addega. Dois dias depois de adquirir os vinhos, estes chegam à morada por si indicada.

Assim pode, para já, eleger os vinhos que desejar da Paulo Laureano Vinus, para além da qual há “mais sete produtores que estão alinhados”, revelou André Ribeirinho no jantar de apresentação do Adegga Selected. Um evento intimista e, ao mesmo tempo, informal “porque é assim que eu entendo o vinho”, sublinhou Paulo Laureano, presente no repasto assinado pelo chef Miguel Gameiro, que desenhou – e bem – os pratos para os três novos vinhos do enólogo natural do Alentejo – Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho 2014, Paulo Laureano Genus Generationes Teresa Laureano Rosé 2014 e Paulo Laureano Edição Especial Tinto 2008. Este último vinho está em venda exclusiva no Adegga.com.

Sobre os vinhos, o primeiro – Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho 2014 – traduz-se numa homenagem ao Verdelho da Madeira, “uma grande casta”, para o enólogo que, em 2006, descobriu o potencial da Vidigueira para desenhar o seu próprio vinho.

Do Paulo Laureano Genus Generationes Teresa Laureano rosé 2014, apresentado numa garrafa escura e com um toque feminino, o enólogo define este vinho como “um rosé contracorrente” e explica que foi feito com castas “escolhidas exclusivamente” para este vinho – Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Grossa. “Queremos que este tenha longevidade”, remata.

Passemos a Laureano Edição Especial tinto 2008, um vinho dos deuses, cuja colheita data dois anos após a aposta na Vidigueira, feito a partir de Trincadeira, Alicante Bouchet e Tinta Grossa.

De volta ao Addega Selected, entre as vantagens para os apreciadores de bons néctares de Baco constam ainda as relações privilegiadas com os produtores preferidos e o acesso aos catálogo do produtor com séries e edições criadas em exclusivo para esta plataforma online.

Por sua vez, os produtores que a integram são selecionados pela equipa Adegga, beneficiando dos clientes angariados pelo Adegga, da partilha de custos de marketing e logística, bem como da projeção nacional e internacional e dos serviços fornecidos pelo Adegga, os quais vão desde o armazenamento e a expedição dos vinhos vendidos ao apoio pós-venda.

Com os pés assentes dentro de portas, durante as semanas que se seguem irão surgir os nomes dos próximos produtores Adegga Selected que, a partir de julho estará também disponível além fronteiras, direcionando-se para os mercados da Alemanha e da Suécia.

Vamos a um brinde! •

+ Addega.com

Para partilhar com os amigos