Brunch em família na Cafetaria Mensagem

A sazonalidade dos produtos serve-se “fresca” no brunch de domingo no Altis Belém Hotel & Spa, à beira do Tejo, com o verão a marcar o compasso nesta época do ano.

Doces à parte, porque os há com açúcar para lá do q.b., a partir de agora há que dar corda à imaginação e saborear o repasto com a típica calma de domingo na Cafetaria Mensagem, do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, onde o brunch, assinado por João Rodrigues – chef do restaurante Feitoria (uma estrela Michelin) – se quer variado na escolha e nos gostos, e no respeito pelos produtos de época, sobretudo quando parece ter saído das nossas cozinhas.

Enfeita-se a mesa com o pão de sementes de girassol ou de papoila e os viciantes grissinis e dá-se as boas-vindas na companhia de queijos, que podem fazer-se acompanhar com o mel e iogurte dispostos junto às sobremesas, e os enchidos, para saborear em dose moderada, pois ainda há muito para provar neste repasto.

Passamos para os salgados, onde as chamuças e as guiosas de camarão são “de comer e chorar por mais” e ficam em boa companhia com compostos de saladas escolhidos a dedo entre a alface, a cenoura ralada, o milho, o tomate, a beterraba e o pepino.

A niçoise, a típica salada de verão

Para os que preferem saltar este abrir do apetite, eis as saladas compostas, como a refrescante salada grega (azeitonas, pepino, pimento e queijo feta), que tão bem rima com a época estival, para saborear na versão simples ou regada com a vinagreta de mel e ervas; a generosa farfalle com camarão e agrião, havendo ainda a escolha da asiática com nuggets de frango; a niçoise, com generosos nacos de atum, e batata, feijão verde e e ovo cozidos; e a tradicional de melão com presunto, indispensável ao palato aos mais vetustos comensais de domingo.

A acompanhar, e a quem não dispensa os molhos, aqui ficam as sugestões do menu: Vinagreta balsâmico, que vai bem com a salada simples; o molho cocktail, recomendado nas saladas frias ou, porque não, na farfalle com camarão e agrião; o molho picante caseiro ou o sweet chili sauce na salada asiática; e o molho tártaro.

Conchiglioni com molho de quatro queijos

Na lista somam-se os legumes assados e os conchiglioni com molho de quatro queijos, que derretem na boca de miúdos e graúdos.

A composição livre de um prato que inicia a investida pelos sabores quentes

Aos apreciadores dos pequenos-almoços bem apetrechados informamos que não faltam os ovos mexidos, as salsichas frescas e o bacon, nem o tomate assado, os cogumelos salteados ou os tradicionais baked beans, que fazem as delícias de quem gosta de deitar tarde e tarde erguer ao fim de semana.

Espetada de tamboril com legumes da horta

Porque um brunch não dispensa o lado do almoço, que tal iniciar esta parte da fusão do pequeno-almoço com o almoço com uma pequena quiche de queijo e fiambre? Seguie-se o creme de marisco com – ou sem – croutons, a fim de desfrutar ainda mais dos sabores estivais à mesa. Do mar há a espetada de tamboril com pimento e chouriço e a exótica combinação caril de peixe com arroz basmati, que conquistou o palato logo na primeira garfada. Nas carnes a dupla opção recai no roti de peru e na suculenta jardineira de vitela, prato que rima com reminiscências em família. Da horta vieram os legumes, para dar cor e mais sabor ao paladar.

Uma vez que o calor não dá tréguas, as sugestões dividem-se entre o tão apetecido mazagram e o chá frio da casa, ou os vinhos branco e tinto Vale das Areias ou a cerveja, além da água e dos refrigerantes.

O bolo de maçã, o pudim Abade de Priscos e a tarte de limão merengada

Porque a sobremesa é presença obrigatória num domingo em família, a composição da lista começa com fruta e a salada de fruta seguidas dos doces, com os tão badalados pastéis de nata do Altis Belém Hotel & Spa, excelente para acompanhar o café (este não está incluído no preço do menu), assim como o mítico pudim Abade de Priscos, o bolo de maçã, a torta de cenoura e a tarte de limão merengada, o chocolate com laranja e avelã, a sopa de morangos com farófias e o doce de leite.

Descrito o menu do brunch da Cafetaria Mensagem, onde começou em 2009 e, desde então, há quem eleja sempre a mesma mesa, há também passantes que, curiosos, não resistem às sugestões à mesa deste espaço descontraído e com vista para a acalmia do Tejo.

Bom apetite! •

+ Altis Belém Hotel & Spa
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: