O glamour regressou ao emblemático Salão Atlântico do Hotel Palácio, no Estoril, onde os convidados foram agraciados com um jantar servido em dez mesas vestidas a rigor e distinção.
Os arquitetos João e Sónia Canteiro de Sousa, do atelier Critério – Arquitetura e Decoração, a designer Isabel Pires de Lima, o decorador Paulo Piteira, o designer de interiores Dino Gonçalves, a decoradora Catherine Cabral, o decorador Manuel Francisco Jorge, o arquiteto Miguel da Cunha, o arquiteto Tiago Patrício Rodrigues, da Pura Cal, as decoradoras Paula Gomes e Sílvia Ramos, do atelier Insight, e as arquitetas Leonor e Mariana Romba, aceitaram o desafio e brilharam na noite de sábado, dia 17 de outubro, na segunda edição de A Festa das Mesas, graças à decoração e aos ambientes exclusivos que criaram com o merecido requinte que tão bem casa com o Hotel Palácio.
Após o cocktail de boas vindas, os anfitriões de cada mesa receberam os seus convidados para o jantar numa ode ao Estoril de outrora, revestido de glamour e sofisticação, ao Atlântico e ao Palácio, o hotel, de certo, a recordar, uma vez mais, mui graciosos tempos.
O palco que é mesa da dupla de arquitetos João e Sónia Canteiro de Sousa
Comecemos pela mesa da dupla de arquitetos João e Sónia Canteiro de Sousa, a qual deu as boas vindas ao palco. A cortina vermelha e o néon com a palavra “Red” dominaram o cénico teatro em todo o seu esplendor e os convidados vestiram o papel de atores, enquanto desfrutavam do repasto servido num serviço de jantar branco e champanhe em porcelana e biscuit harmonizado por copos em cristal com lista em ouro. Os castiçais em vidro da Marinha Grande, os ananases dourados e as túlipas brancas e duas wandas roxas, envasadas em taças de prata foram também o centro das atenções.
O ambiente exuberante criado pela designer Isabel Pires de Lima
Continuemos o desfile, desta vez com Isabel Pires de Lima, que levou a exuberância da art deco para a mesa, com o registo predominante dos tons dourado e preto. Paulo Piteira reportou os convidados além fronteiras, levando-os para as notes quentes e enigmáticas de África, sob o título Nfinda Deco; Dino Gonçalves pautou pela reconhecida irreverência e ousadia, e boa disposição, ditados pelo requinte e o detalhe; e Catherine Cabral serviu a arte numa delicada composição museológica.
“007: Golden Eye” com a assinatura da dupla Leonor e Mariana Romba
Inspirado pela icónica personagem criada, nos anos 1950’, por Ian Fleming, Manuel Francisco Jorge vestiu a sua mesa a rigor para o filme “007: Casino Royale”, enquanto a dupla Leonor e Mariana Romba foram beber à obra cinbematográfica intitulada “007: GoldenEye”. Por sua vez, Miguel da Cunha elegeu a porcelana chinesa; Tiago Patrício Rodrigues fez o convite a uma viagem entre a Comporta e Estocolmo; e a dupla Paula Gomes e Sílvia Ramos homenageou seis ilustres nomes das artes, como o pintor Salvador Dalí, o cineasta Alfred Hitchcock, a criadora de moda Coco Chanel ou o escritor e poeta português Fernando Pessoa.
N’A Festa das Mesas, organizada por Carlos Pissarra, foi criada uma Mesa Solidária cuja receita reverteu a favor da Associação de Aldeias de Crianças SOS.
+ A Festa das Mesas
+ Critério Arquitetectura
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: