Receitas e combinações, partilha de ideias e jantares de degustações irão juntar chefs portugueses, Maria de Lourdes Modesto e produtores, ora à mesa do Chapitô, ora na Rua Costa do Castelo, em Lisboa, num evento marcado para o fim-de-semana que se avizinha.
Falamos do 1º Festival dos Cogumelos em Lisboa, que acontece de 28 a 30 de Outubro, no Chapitô, o projecto artístico, cultural e social fundado por Teresa Ricou e que integra o Chapitô à Mesa, o restaurante que será palco de dois jantares especiais a juntar ao programa que envolve demonstrações de showcooking e workshops feitos por chefs portugueses convidados pelo chef anfitrião, Bertílio Gomes.
Em cartaz constam os nomes Óscar Geadas, chef do G, o restaurante da Pousada de Bragança (leia o artigo aqui), no dia 29, e Pedro Pena Bastos, do Restaurante Esporão, da Herdade do Esporão, em Monsaraz, no Alentejo, no Domingo, dia 30. Primeiro, nos show cookings agendados para as 16.30 horas das referidas datas, durante os quais irão mostrar pratos e receitas com cogumelos in loco e, mais tarde, a partir das 19 horas, na cozinha do Chapitô à Mesa, para os jantares “a quatro mãos” ao lado do chef Bertílio Gomes.
No alinhamento do programa, o dia 29 conta com Bruno Salvado, do Chapitô à Mesa, pelas 15 horas, e com Fernando Martinez, chef do Hotel Albatroz (leia a reportagem sobre o hotel aqui), em Cascais, às 18. Já no Domingo é a vez do workshop acerca de noções básicas sobre o cultivo de cogumelos, pela Cogumelos de Portugal, às 12 horas, e dos show cookings protagonizados pela dupla do restaurante da casa, José Neves e David Botelho, às 15 horas, e pela célebre gastrónoma Maria de Lourdes Modesto que, a par com Joaquim Figueiredo, chef no Hôtel de França, em Maubourguet, França, irão falar sobre este produto cuja colheita se realiza nesta altura do ano.
No fundo, o objectivo do 1º Festival dos Cogumelos em Lisboa é partilhar receitas e as várias formas de cozinhar as diversas espécies de cogumelos, mostrando quão versátil se torna este produto, pois pode ser servido desde a entrada à sobremesa; de mostrar como pode ser combinado num prato e qual é a melhor maneira de ser conservado.
Por sua vez, a Rua Costa do Castelo acolhe, das 12 às 20 horas, o mercado de produtores de cogumelos dedicado a apaixonados e curiosos no que toca à micologia (ciência que estuda os fungos, como os cogumelos). Assim, os visitantes poderão adquirir cogumelos e produtos confeccionados a partir do produto que é rei por três dias em Lisboa – pão, bolas, pastéis, empadas ou mesmo alheira de cogumelos e legumes. Além disso, terão a oportunidade de observar a produção e o cultivo feito por produtores que, através de uma agricultura sustentável, fazem “nascer” de tão apreciado alimento à mesa.
Ao longo dos três dias do evento, organizado pelo Chapitô, o Terraço terá um menu especial – das 19 à 01 horas de 28 de Outubro, e das 12 à 01 horas, a 29 e 30 – e concebido em particular para esta festa e, como não poderia deixar de ser, haverá animação ao vivo, organizada pela Escola Chapitô, em vários momentos do dia.
É agendar e ir. Bom apetite! •
+ Chapitô
Partilhe com os amigos: