No âmbito das Exposições de Homenagem à Cadeira Portuguesa, que decorreram no Lisboa Design Show e na Casa Museu Guerra Junqueiro no Porto no passado mês de Outubro, a marca alemã Ritzenhoff, internacionalmente conhecida por colaborar com mais de 300 designers na criação de mais de 50 coleções de copos de cerveja, champanhe, leite entre outros modelos de copos, decidiu desafiar autores portugueses a associar a cadeira portuguesa aos copos de cerveja Ritzenhoff.
Troféu ilustrado por Helena Ladeiro
Trinta e quatro autores, a saber; Álvaro Siza, José de Guimarães, João Paciência, Jorge Silva, Cristina Santos Silva, Paulo Lobo, Fernando Moreira da Silva entre outros, participaram com a criação de ilustrações inéditas de acordo com um briefing lançado pela marca. Os copos foram expostos com as cadeiras pelo que, o tema das ilustrações, inspirou-se no tema subjacente à cadeira portuguesa, a cultura portuguesa (ler artigo aqui).
A Ritzenhoff premiou a melhor ilustração de Lisboa da autoria de Fernando Moreira da Silva e do Porto da autoria de Victor Ferreira. O prémio foi um copo de cerveja troféu ilustrado por Helena Ladeiro e uma viagem à feira Ambiente que se realizará em 2017 à cidade de Frankfurt, onde os dois copos serão expostos e ainda o convite para fazerem parte da lista de designers que colaboram com a Ritzenhoff.
Fernando Moreira da Silva, vencedor da competição Ritzenhoff (Lisboa)
Victor Ferreira, vencedor da competição Ritzenhoff (Porto)
A associação do copo de cerveja à cadeira Portuguesa faz todo o sentido. Normalmente associamos a cadeira de esplanada ao ato de beber um café ou uma cerveja quando está bom tempo. Tal como o vinho, a cerveja é uma bebida que nasce na terra. Pode ser loira, ruiva ou morena, consoante o grau de torrefacção. Popular em quase todo o mundo, é fabricada a partir de vários cereais, como o milho, usado ainda hoje, ritualmente, na cordilheira dos Andes. Porém, a grande clássica continua a ser a de cevada.
Confirmado o prazer da cerveja e o seu enorme sucesso, encontros para a degustar sucedem-se em todo o mundo. Dos famosos festivais alemães até aos já bem populares organizados entre nós, a cerveja apresenta-se-nos em vários sabores, sempre disponível para um grande número de ocasiões e brindes.
Substituindo, em muitos casos, o vinho branco, a cerveja deixou de ser apenas bebida como aperitivo ou como motivo de convívio estritamente para homens e, para além das mulheres, é cada vez mais pretexto para marcas como a Ritzenhoff apostarem nas criações dos designers que ilustram os seus copos.
A Ritzenhoff para além das canecas típicas dos festivais bávaros, lançou várias versões, para consumo para além dos festivais. Exemplo disso são os copos de cerveja da coleção “Beer” para os quais os autores portugueses criaram as ilustrações. No conforto do lar, os apreciadores de cerveja querem sempre um copo especial para beber. Assim, a Ritzenhoff através da criatividade dos designers comercializa copos singulares e inéditos, para apreciadores e colecionadores.