Hotel Europa em Almada / TMJB

“Portugal não é um país pequeno” é a primeira de três produções que a companhia Hotel Europa leva ao Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) neste 2017; produções que formam um ciclo sobre o fim do colonialismo português.

O primeiro espectáculo aborda o tema dos retornados e será apresentado dia 22 de setembro pelas 21h30. Seguir-se-ão “Passa-porte”, que aborda o problema da identidade num império desfeito, dia 29 de Setembro, e “Libertação”, que aborda a visão do colonizado e os movimentos de libertação e será apresentado dia 06 de outubro.

Para falar do colonialismo português, este espectáculo pede emprestado o título de um famoso cartaz do Estado Novo, datado de 1934, no qual se comprova a vastidão do território nacional encaixando no mapa do continente europeu a área das antigas colónias. André Amálio procura reflectir sobre a ditadura salazarista, a guerra colonial e a presença portuguesa em África, num espectáculo de carácter documental cujo texto reproduz fielmente as palavras dos antigos colonos que aceitaram participar no ciclo de entrevistas que precedeu o processo de escrita. À recolha de testemunhos reais associou-se em seguida uma detalhada pesquisa da História recente de Portugal. No Diário de Notícias, Maria João Guardão fala de “uma reflexão sobre a matéria ardente de que somos feitos”.

Hotel Europa é o nome da companhia que junta o português André Amálio e a checa Tereza Havlíčková. Os dois criadores conheceram-se em Londres, na Goldsmiths University, e têm vindo a colaborar juntos, explorando as fronteiras entre a dança, a performance e o teatro. Já apresentaram os espectáculos Hotel Europa (2010), Amálio vs. Amália (2011), TV Heroes (2012), FÉ (2013) e KinoWaltz (2014).

Uma criação de André Amálio com interpretação de André Amálio e Pedro Salvador em cena, dia 22 de setembro, na Sala Experimental do TMJB. Alinha? •

TMJB
© Fotografia: André Amálio e Pedro Salvador em “Portugal não é um país pequeno”.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.