Quando o Douro sobe de tom no copo e na cozinha

O branco, o tinto e a estreia do rosé da gama Tons de Duorum são as boas novas do projecto fundado pela dupla de enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco. Ao trio de vinhos adicione o respectivo desafio culinário que ambos decidiram partilhar.

Sobre a Duorum, expressão latina para “de dois”, é explicada pela união da dupla de enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, os fundadores deste projecto criado em Janeiro de 2007. Concentrada na Quinta de Castelo Melhor, propriedade vinhateira localizada em Castelo Melhor, no concelho de Vila Nova de Foz Côa,na sub-região do Douro Superior, esta casa duriense integra, também, a Quinta do Custódio, situada no Cima Corgo, e uma adega, em Ervedosa do Douro. Some-se a a Rede Europeia de Conservação da Natureza (Rede Natura 2000), a Zona de Proteção Especial para Aves do Douro Internacional e Vale do Águeda e o Sítio de Importância Comunitária do Douro Internacional, a envolvente destas propriedades.

Agora, os vinhos! Faça-se as trocas e comecemos pela novidade, o Tons de Duorum rosé 2019, já que é recomendado para beber esta Primavera, como aperitivo. Feito a partir das castas tintas portuguesas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz, é marcado pelo aroma de frutos vermelhos e, na boca, confere a acidez equilibrada, bem como um final prolongado. À mesa, a recomendação recai nas saladas, nos pratos de cozinha oriental e na receita sugerida pela equipa do projecto Duorum: 

Tarte de queijo brie com batata doce

Ingredientes:

2 cebolas cortadas em pedaços pequenos; 2 colheres (sopa) de azeite; 500 gr. de batata doce sem casca e cortadas às rodelas finas; um rolo de massa folhada (aproximadamente 330 gr.); 150 gr. de queijo mole cortado em fatias finas; 1 ovo (para dourar)
Modo de Preparação:
Numa panela, deite o azeite e junte a cebola picada, sal q.b. e deixe em lume brando entre 20 a 30 minutos até apresentar um aspecto dourado e caramelizado. Coloque as rodelas da batatas doce numa panela com água a ferver e deixe cozer por dois ou três minutos até ficarem tenras. Tire e escorra a água. Aqueça o forno a 180° C. Desenrole a massa folhada e tente dar-lhe uma forma ligeiramente quadrada. Coloque um prato em cima e corte à volta. Não faz mal se não ficar um círculo perfeito ou ainda se o prato for maior do que a massa estendida, pois pode virar as bordas, no fim, para dentro. Coloque a massa num tabuleiro anti-aderente para ir ao forno.

Os aromas de citrinos, tropicais e florais predominam, por sua vez, no Tons de Duorum branco 2019, vinho feito a partir de Viosinho, Rabigato, Verdelho, Arinto e Moscatel Galego Branco, castas típicas do Douro que conferem frescura e um final persistente. Além dos pratos de peixe, carne branca, pastas e saladas, a equipa do Duorum sugere: 

Massa com camarão

Ingredientes:
1 pacote de esparguete; 1⁄4 xícara de azeite; 4 alhos picados; 1⁄2 colher (chá) de piri-piri; 500 gr. de camarões; 1 xícara de vinho branco; 1⁄2 xícara salsa picada; 2 colheres (chá) de limão; sal q.b.
Modo de Preparação:
Ferva água e sal numa panela, para cozer esparguete al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira grande em lume médio. Junte o alho e o pirip-íri. Salteie durante cerca de um minuto até o alho ficar dourado. Acrescente os camarões e deixe cozinhar durante cerca de um minuto; vire-os e adicione o vinho. Deixe cozinhar por um a dois minutos até os camarões ficarem no ponto. Com a ajuda de uma pinça, retire-os da frigideira e reserve. Escorra o esparguete e transfira-o para a frigideira com o molho. Junte a salsa e o sumo de limão, e misture a massa com o molho. Tempere com a flor de sal e sirva com os camarões por cima.

Quanto ao Tons de Duorum tinto 2017, aconselhável para pratos de carnes vermelhas ou de aves, e queijos, é de destacar o aroma intenso a frutos vermelhos resultante das castas utilizadas, as mesmas do rosé – Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Deste modo, o vinho denota taninos suaves, frescura, suavidade e um final elegante que vai bem com:

Coxas de frango com laranja e alecrim

Ingredientes:
8 coxas de galinha; 1/2 colher (chá) de tomilho (pode ser em pó); 1/2 colher (chá) de orégãos; sal e pimenta preta moída a gosto; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal > para o molho: 2 dentes de alho picados; 1 chávena de sumo de laranja; 1/4 chávena de caldo de galinha; 3 colheres (sopa) de mel; 1 colheres (sopa) de rosmaninho; sal e pimenta preta moída a gosto; 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
Modo de Preparação:
Tempere as coxas com sal, a pimenta moída no momento, os orégãos e o tomilho. Passe-as por uma frigideira com manteiga, durante cerca de dois minutos, de cada lado, começando com a pele para baixo. Retire as coxas e coloque alho picado, deixando cozinhar por um minuto. Junte o sumo de laranja, o caldo de galinha, o mel, o alecrim e a pimenta. Assim que levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e mantenha a ferver entre três a cinco minutos, até engrossar um pouco. Volte a pôr o frango na frigideira, com o molho. Leve, depois, ao forno, pré-aquecido a 200° C, durante cerca de 25 minutos.


Brindemos e bom apetite!


+ Duorum

Foto de entrada: Coxas de frango com laranja e alecrim © João Pedro Rato


Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .