De 2 a 4 de Setembro, o belíssimo edifício oitocentista e os seus jardins, em Sintra, são o epicentro de experiências memoráveis. O jantar assinado pelos chefs Joachim Koerper e Paco Roncero, antecedido por um momento dedicado ao ballet e à música, é o culminar de um requintado programa.
O Tivoli Palácio de Seteais prepara-se para um fim-de-semana inspirado na cultura, na gastronomia e no património da pética Sintra, sob a temática “Retiro em Seteais”. No alinhamento deste programa consta a Gala Internacional de Bailado, iniciativa integrada no 56.ª edição do Festival de Sintra e promovida entre a Câmara Municipal de Sintra e o Tivoli Palácio de Seteais. Os jardins deste património edificado do século XVIII recebem, às 19h00, do dia 3 de Setembro, a tão aguardada Noite de Bailado de Seteais. Artistas provenientes dos quatro cantos do mundo vão aliar a pureza clássica dos bailados do século XIX aos movimentos arrojados de coreógrafos contemporâneos, num final de tarde que se quer memorável.
A Noite de Bailado de Seteais termina com um jantar no Tivoli Palácio de Seteais. Joachim Koerper, chef e anfitrião da cozinha do Tivoli Palácio de Seteais, e Paco Roncero, chef do Paco Rocero Restaurante (2 estrelas Michelin), na Calle de Alcalá, na capital espanhola – onde também fica o Taller de Paco Roncero – prometem uma experiência memorável. O “Menu Bailados” está fechado, mas há que acicatar o apetite em relação ao desfile palaciano de pratos.
No alinhamento, constam a “barra d’ouro” e a melancia e a sua pequena salada, clássicos do chef Joachim Koerper, bem como a flor de abóbora do chef madrileno, servida em escabeche e caldo de cogumelos, ou a manteiga negra, aqui a acompanhar com robalo. Cintia Koerper, chef executiva de pastelaria do Tivoli Palácio de Seteais, é responsável pelas sobremesas, em que o doce e a fruta se fundem num casamento perfeito. A harmonização vínica é feita com boas novas da adega da Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, no concelho de Beja.
O “Chá das Rainhas” e as histórias de Sintra
Mas o programa de dois dias começa às 18h00, de 2 de Setembro, no Salão Nobre do Palácio de Seteais, com o “Chá das Rainhas”. Esta viagem no tempo é inspirada em três figuras da realeza – as rainha D. Maria I de Portugal, D. Catarina de Bragança e D. Carlota Joaquina de Bourbón – e cada uma é representadas por menus distintos.
Segue-se uma visita guiada ao hotel na companhia do autor do historiador Rodrigo Sobral Cunha, autor do livro “Seteais em Sintra”, para melhor conhecer a história e os acontecimentos que decorreram neste palácio, com vista para o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena, e cuja génese remonta a 1787.
No dia 3 de Setembro, já depois do pequeno-almoço, há visita à Quinta da Regaleira ou ao Palácio Nacional de Sintra. O primeiro representa um dos mais belos exemplares da arte revivalista do princípio do século XX e o segundo é considerada a jóia da coroa, graças às suas duas chaminés (i)cónicas e à colecção de arte da azulejaria mudéjar preservada no interior deste edifício. Terminado roteiro cultural, chega a vez de um piquenique boémio-chique nos jardins de Seteais, para retemperar as energias do corpo e da alma, num ambiente sereno e pleno de romantismo.
O programa “Retiro em Seteais” inclui duas noites de 2 a 4 de setembro de 2022, para duas pessoas (€1400) , e requer reserva através do 219 233 200 ou gr.palacioseteais@tivoli-hotels.com. O respectivo pagamento também deve ser efetuado directamente com o Tivoli Palácio de Seteais.
É ir!