Nasceu em 2008 e está para durar

Apresente-se a 12.ª edição da genuína expressão da cultura da vinha e do vinho duriense, com o Legado tinto 2019.

“Legado é um testemunho da visão do meu pai, dos seus valores e da sua paixão pela vida e pelo vinho. Com cada garrafa de Legado, celebramos o passado, vivemos intensamente o presente e inspiramos as gerações futuras a seguir este caminho de sabedoria e dedicação”. 

É com estas palavras que Fernando da Cunha Guedes, presidente da Sogrape e filho de Fernando Guedes, descreve o vinho que homenageia o homem e a terra, no momento em que é apresentada a edição de 2019.

Criado por Fernando Guedes, rosto da segunda geração da família Guedes na liderança da Sogrape, e batizado pelos seus filhos Salvador, Manuel e Fernando, o Legado já conta com o contributo de dois bisnetos de Fernando Van Zeller Guedes, fundador da empresa, em 1942, garantindo assim a continuidade.

“Um vinho simples, feito à imagem do Sr. Fernando Guedes”, sublinha o enólogo Luís Sottomayor – Diretor de Enologia da Sogrape e responsável pelos vinhos do Douro e do Porto

Produzido ininterruptamente desde 2008, ano da estreia desta colheita no mercado, este vinho é feito com uvas de vinhas velhas provenientes da Quinta do Caêdo, localizada em Ervedosa do Douro. Na vinha centenária, tesouro vitivinícola de oito hectares, coabitam mais de duas dezenas de castas, plantadas em pequenos patamares de socalcos pré-filoxéricos, com diferentes altitudes e exposições. O trabalho de conservação do terreno é feito com o recurso a cavalos, que anualmente percorrem os patamares, para arejar os solos, enquanto a vindima é feita manualmente. O respeito pela natureza é ponto assente no que diz respeito à preservação deste património.

A edição do Legado 2019, está na linha das edições anteriores. É um vinho com uma complexidade elegante, fruto do que a terra dá. Em poucas palavras, é um vinho que nos convida a grandes conversas à mesa acompanhadas de pratos típicos portugueses, como as grandes tainadas que Fernando Guedes gostava de fazer com os amigos, no restaurante Rogério do Redondo, situado na cidade do Porto. É um vinho que balança melodicamente entre um bom ritmo e a harmonia perfeita.

Legado tinto 2019, um vinho pronto para beber

A Sogrape fez-nos o favor de preservar o Legado tinto 2019 nas condições ideais durante cerca de cinco anos, mas se quisermos desafiar o vinho, daqui a alguns anos com certeza que nos reservará grandes surpresas. •

Legado
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .