Academia WINE PARIS 2025

Estão programadas 130 sessões para debater a atualidade do setor

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris será o palco do grande evento da Vinexposium, o Wine Paris, o centro de negócios global direcionado aos profissionais e às entidades envolvidas na indústria do vinho e das bebidas espirituosas. Esta 6ª edição irá contar para cima de 5.300 expositores de mais de 50 países. São esperados mais de 50.000 visitantes provenientes de 140 países e programadas mais de 130 sessões no âmbito da Academia, o ponto de encontro de todos os presentes e espaço conduzido por 250 especialistas internacionais de renome, com um programa de debates sobre tópicos fundamentais sobre a mudança no sector.

Sobre Portugal, o país destaca-se por ser a maior presença internacional a seguir a Itália, na Wine Paris 2025. Está representado por oito territórios vitivinícolas nacionais, sete produtores de renome e pela ViniPortugal. Os vinhos portugueses registam um aumento de +67% face a 2024, o que resulta num total que ultrapassa as 3.000 referências vínicas do país. Sobre as exportações, um dos temas em debate na Academia Wine Paris 2025, entre janeiro e novembro de 2024, as exportações de vinho português atingiram 899 milhões de euros (vs. 861 milhões de euros no período homólogo de 2023). Trata-se de um aumento de 4,3% a somar aos 329 milhões de litros vendidos, o que representa um aumento de volume de +9,8% face ao mesmo período de 2023. Os Estados Unidos e França continuam a ser os principais mercados de exportação dos vinhos portugueses, seguidos do Brasil, do Reino Unido e dos Países Baixos.

Um importante painel presidido por Rodolphe Lameyse, diretor executivo do Vinexposium, irá reunir representantes do sector e especialistas mundiais para um debate aprofundado sobre o impacto das tensões geopolíticas, com a participação de:                                                                                    

Miles Beale, diretor executivo da Wine and Spirit Trade Association, que representa mais de 300 grandes empresas de vinhos e bebidas espirituosas no Reino Unido;

Don Saint Pierre, co-fundador da ASC Fine Wines, o principal importador e distribuidor de vinhos de qualidade superior na China, e da AdaptEdge Advisory Service;

Nicolas Ozanam, diretor geral da Federation of French Wine & Spirits Exporters (FEVS).

Terça-feira, 11 de fevereiro das 13h00 às 14h00

Sala 5 – Let’s Talk About Wine! – Pavilhão 7.2


A academia, um programa que incide nos temas atuais

Ao acolher mais de 130 sessões e debates com 250 personalidades do sector do vinho e das bebidas espirituosas na exposição deste ano, a Academia promete ser variada e esclarecedora. Os debates, as conferências, os painéis de discussão e as masterclasses abordarão temas-chave do sector – comércio externo e exportações; novas oportunidades e mercados emergentes; sustentabilidade e apoio à responsabilidade social das empresas; alteração dos padrões de consumo; e gosto pela descoberta. Estes conteúdos importantes e inovadores conferem à Wine Paris o papel de força motriz para a resiliência do setor.

Das 130 sessões programadas destacamos a sessão “Um mundo de possibilidades: A riqueza dos Vinhos Verdes”, uma masterclass com Tiago Macena, orador da conferência sobre Vinhos Verdes.

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Sala 3 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 18h00 às 19h00


Sobre WINE PARIS

Wine Paris é o evento anual para profissionais internacionais de vinhos e destilados. Hospedado em meados de fevereiro, em uma época-chave do ano, o objetivo é oferecer um ponto focal coeso para os participantes da indústria, centrados em uma gama abrangente, relevante e inclusiva de produtos que mostra regiões produtoras de vinho e bebidas espirituosas em todo o mundo. 

Sobre o VINEXPOSIUM

A Vinexposium oferece um ponto focal coeso para cada vertente da indústria de vinhos e destilados, projetando uma variedade de formatos de eventos relevantes, durante todo o ano e em todo o mundo. Ao reunir expositores e visitantes em 8 eventos por ano, a Vinexposium é a aliada da indústria, voltada para desenvolver seu alcance de vendas.
Vinexposium, criando impulso

Wine Paris

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui