Os The Twist Connection estão de volta e trazem consigo um disco que é uma celebração do rock’n’roll em estado puro – abençoada rapaziada da Lusa Atenas. O novo álbum “Concentrate, Give it up, It´s too late”, composto por oito canções, apresenta-se como um registo curto, sóbrio e direto, onde se percebe bem de onde a banda vem e para onde quer ir. Sem concessões, com a habitual entrega e coragem, este disco afirma-se como um dos momentos mais altos da carreira da banda. É obrigatório ouvir.
A perceção de que o tempo não espera por ninguém é uma das forças que impulsiona este novo trabalho, onde a vida – com o seu desespero, amor, perdas e constantes roubos – volta a ser o grande tema. Os The Twist Connection continuam assim a trilhar o seu caminho, fiéis à energia que os caracteriza e prontos para mais um capítulo da sua discografia. Todos os ingredientes para nos continuarem a manter fiéis à sua estética musical, ou não fosse a Mutante uma acólita da banda, rumando a vários concertos e não só.
Com “Crime” e “Concentrate” como singles de avanço – Concentrate já roda nas rádios desde fevereiro –, o disco confirma a essência dos The Twist Connection: uma sonoridade poderosa, marcado pelo foco e paixão pelo rock. Em “Concentrate”, a participação especial da inconfundível Tracy Vandal adiciona uma nova camada de brilho: a sua voz entrelaçando-se de forma perfeita com o ritmo pulsante da canção.
Mas há mais para descobrir. Faixas como “I Can’t Breathe Now” e as restantes composições que compõem este trabalho demonstram a maturidade de uma banda que construiu um percurso sólido, onde o talento e a persistência os trouxeram até aqui – prontos para novos voos e com um som que lhes pertence e a mais ninguém. Não há prova mais evidente do que as impressões digitais espalhadas neste disco.

Com data de apresentação marcada para o dia 10 de abril, no B.Leza, pelas 22h00, o disco estará disponível em todas as plataformas neste 04 de abril. O disco chega com o selo da conimbricense Lux Records e foi produzido e misturado por The Twist Connectiion & João Rui e masterizado por João Rui.
Nesta apresentação ao vivo, a banda vai contar com um convidado especial: Boz Boorer, quefundou os Polecats, e foi guitarrista e director musical de Morrissey entre 1991 e 2021. Antes e para aquecer a pista, haverá DJ set por parte da Vinyl Boutique.
Nascidos em 2016, os The Twist Connection rapidamente se tornaram numa das bandas mais cativantes ao vivo da cena musical portuguesa. Três álbuns bem recebidos e centenas de concertos depois, são, sem dúvida, uma das bandas mais incansáveis em atividade, sentindo-se igualmente em casa tanto em pequenos bares como em grandes festivais – e tudo o que houver pelo meio! – sempre entregando atuações intensas, movidas por uma fé inabalável no poder do rock’n’roll!
“Speedball Baby encontra The Kinks e MC5“, escreveram os críticos. “The Jon Spencer Blues Explosion!“, gritou alguém. “The Make-Up“, sussurraram outros. Mas ninguém acertou: eles não soam como mais ninguém! Rock’n’roll clássico filtrado por sensibilidades punk (proto e pós), com um olhar voltado para o futuro. Três homens com história às costas e personalidades que os impulsionam para a frente. Guitarras distorcidas mas melódicas, linhas de baixo altamente criativas e uma bateria crua e direta, sem rodeios.
Concertos na mira:
05/04 – Fora de Rebanho, Viseu.
10/04 – B.Leza, Lisboa.
24/04 – Barracuda, Porto.
Uma banda que se ainda não segue perto do ouvido, está na hora de começar a seguir. Um álbum a ter de ouvir. Concertos a ter de ir. •