Latitude, uma viagem por lugares e artes feitas com tempo

Por ocasião do anúncio da insígnia Octant Hotels, em maio de 2022, ficou no ar a missão de esmiuçar a cultura e as tradições dos locais onde estão inseridas as unidades de alojamento. Findo cerca de três anos, ou seja, em abril de 2025, chegou a vez da apresentação da plataforma que se traduz no resultado desta intensa pesquisa resultante de um trabalho de campo efetuado pelas regiões dos Açores, do Alentejo, do Algarve e do Douro. Chama-se Latitude. É uma espécie de montra do que de mais autêntico há nas quatro regiões do país, com a finalidade de desafiar os hóspedes desta cadeia hoteleira a partirem à descoberta de cada território.

Começou com 200 sugestões, mas o compromisso consiste em alargar esta lista, que está em permanente atualização, entre artesãos, história e cultura, gastronomia, espaços na comunidade, flora e a fauna. Há também os chamados heróis locais, que reavivam e reforçam a importância das tradições em cada região. No fundo, são legados e histórias aliados ao saber empírico, mas também à Natureza, que, juntos, permitem vivenciar experiências memoráveis.

Se o destino é o Octant Hotels Douro, localizado em Raiva, no concelho de Castelo de Paiva, destaque-se o Talho Qualifer, localizado no Pinhão. Fundado nos anos 70 do século XX, conquista os gastrónomos graças aos enchidos e à carne, mas também ao pão cozido em forno a lenha. Junte uma ou mais referências vínicas do bar de vinhos Libatio, em Peso da Régua, instalado numa antiga adega de família, por Maria Aguiar, e visite a Cooperativa Artesanal Incluir, situada em Castelo de Paiva, onde são feitas, por exemplo, as assadeiras, úteis para assar enchidos.

Rumo ao Alentejo, faça uma paragem no Octant Évora, em Nossa Senhora de Machede, no concelho de Évora. Eis o destino perfeito para umas férias em família. Dê tempo ao pequeno-almoço repleto de produtos regionais. Em seguida, explore a paisagem característica do montado ao longo da Grande Rota do Montado, com ponto de partida junto à vizinha estação de Machede, que liga Évora a Reguengos de Monsaraz. Parta à descoberta de peças desenhadas e feitas a partir da cortiça, por António Paiva de Andrada, na My Cork Design, espaço localizado no centro histórico de Évora. Conheça o que dão as mãos de Xico Tarefa ou as mantas alentejanas, da Fabricaal.

Peça informação sobre a dupla Helena e Natália no Octant Praia Verde, no concelho de Castro Marim, Algarve, para saborear as receitas feitas a partir de ingredientes da região, mas não sem antes provar os enchidos desenvolvidos pela Feito no Zambujal, na serra do Caldeirão, em Alcoutim, fundada em 2013 pelos irmãos Manuel e Rui Jerónimo. Já o Octant Vila Monte, em Moncarapacho, Olhão, é perfeito para conhecer de perto o Projeto TASA, falar com produtora Ângela Rosa, da AL BIO, em Tavira, cujo foco está na amêndoa, na alfarroba, no figo, além dos hortícolas comuns na região, e ir à Casa do Esparto, instalada na antiga escola primária das Sarnadas, no concelho de Loulé, para conhecer a arte de trabalhar o esparto, planta herbácea que cresce no barrocal algarvio.

Se o destino são o Octant Ponta Delgada ou o Octant Furnas, ambos localizados na ilha de São Miguel, nos Açores, o Latitude recomenda o Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades (2007-2013), desenhado pelos arquitetos Eduardo Souto Moura e Adriano Pimenta, a ida ao Príncipe dos Queijos, em Ponta Delgada, o pão doce de massa sovada, de Fátima Pereira, os bolos lêvedos da Glória ou a visita à oficina de António José Paiva, o mestre das cadeiras das Furnas.

Muito há para descobrir entre histórias e tradições, até porque, segundo Filipe Bonina, diretor de Marketing da Discovery Hotel Management, “o Latitude é mais do que um guia turístico. É um manifesto para viajar e estar com propósito, mergulhando na essência de cada lugar. Queremos que os nossos hóspedes vivenciem os ‘pequenos grandes mundos’ que tornam cada Octant Hotel especial, descobrindo sabores autênticos, tradições ancestrais e paisagens únicas”.

Aproveite para registar, na agenda, o fim de semana exclusivo de 24 a 26 de outubro, no Octant Douro , em que um evento especial vai reunir chefs, artistas e produtores locais. O programa inclui concertos, aulas de yoga à beira rio, passeios no prado e degustações de vinhos, entre outras atividades.

É ir!

+ Latitude Octant Hotels
© Fotografia: Joana Freitas

Legenda da foto de entrada: Francisco Tarefa, mais conhecido por Xico Tarefa, é um dos mais prestigiados oleiros do Alentejo e o mais consagrado do concelho do Redondo

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui  .