“O mundo de Norio Fujishiro” / Museu do Oriente

Olhos no Oriente, nesta quarta-feira, para uma exposição a não perder, em Lisboa.

O designer gráfico japonês Norio Fujishiro chega ao Museu do Oriente para nos brindar com uma selecção de 70 trabalhos recentes em formato cartaz, que bebem inspiração nas tradições japonesas do teatro Noh e na técnica artesanal do trabalho em vidro. A exposição inaugura a 28 de setembro, pelas 18h30. Uma ida ao museu para celebrar a chegada do outono parece-nos um programa excelente.

Durante a década de 2000, foram várias as obras gráficas que o artista criou com motivos de Noh-men, as máscaras utilizadas no teatro Noh, uma das artes de palco mais reverenciadas do Japão e reconhecidas internacionalmente. Elaboradas sob os temas da paz, da preservação do ambiente e da conservação do património mundial, estas peças têm sido distinguidas, naturalmente, com vários prémios a nível internacional.

Mais recentemente, Norio Fujishiro tem transposto para o desenho de serigrafias e cartazes os seus conhecimentos sobre a técnica artesanal em vidro, a qual se traduz numa abordagem ímpar e expressiva do seu traço. Esta exposição de 70 obras, conta ainda com trabalhos das artistas convidadas Motoko Hoshi e Yumi Shimojima. Organizada em colaboração com a Embaixada do Japão, “O Mundo de Norio Fujishiro” estará patente até 05 de novembro.

A tomar nota na sua agenda cultural. A visitar, em Lisboa. •

Museu do Oriente
© Imagem (pormenor): DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.