Rota de tapas / Lisboa e Porto

Está declarada aberta a época das tapas! Sabe qual é o roteiro?

Para começar, falamos da 3.ª edição da Rota de Tapas, “inaugurada” ontem dia 22 de maio, na Lisboa do Príncipe Real, com o Prego na Peixaria a dar início a esta aventura gastronómica, com o Mini Burguer de camarão.

O segundo ponto de encontro aconteceu no El Tomate, que apresenta um Croquete de alheira, que fez a delícia do pequeno gourmand que acompanhou a “comitiva”.

Este é o Mini burguer bucha ora escondido, ora do lado de fora, pronto para comer

O Beef & Burguer e o Tapa Bicho, ambos no Bairro Alto, fecharam a noite, com o Mini burguer bucha e Estica e a Tapa rabo de boi, respetivamente. A Alfama da cidade das sete colinas é outra das zonas históricas integrada neste itinerário, bem como a zona da Ribeira e a Baixa do Porto, ambas na cidade invicta que marca presença, pela primeira vez, nesta viagem que dura 18 dias, ou seja, até 8 de junho, promovida pela Estrella Damm (Barcelona, 1876).

Mas afinal do que se trata?

Pois bem, trata-se de uma forma divertida e descontraída de saborear uma tapa criada especialmente para este roteiro, harmonizada com uma cerveja Estrella Damm, de 0,25l, por um total de 3 euros. Para o efeito, tem de passar por um dos estabelecimentos aderentes, retirar um dos mapas disponíveis nos expositores, o qual integra a lista dos locais que fazem parte da Rota de Tapas, com as respetivas iguarias, e iniciar a investida pelas zonas históricas de Lisboa ou do Porto. Por cada pedido, o passaporte do mapa é carimbado.

Eis o repasto perfeito para quem gosta de petiscar, conviver e saborear a verdadeira tradição cervejeira, partilhando-a com os amigos e a família – sim, recomendamos que os mais novos também entrem neste desafio, mas com outras bebidas a acompanhar, é claro. Resulta na perfeição!

Para quem anda por Lisboa, tome nota: Prego da Peixaria, Beef & Burguer, Chiado Terrasse, Storik, Alfândega, Origami, Petiscos no Bairro, Gallassa Café, Meson Andaluz, Vinho Sem Princípio, El Tomate, Ginginha do Duque, Equador, Mercearia Tosca, Big Slice Baixa, Cone à Portuguesa, Panorâmico Sol, Remake, Velha Gaiteira, Tapas 52, Bellalisa Rossio, Mascote da Atalaia, Caso Sério, Tapa Bucho, Bellalisa Elavador, Tapas 28 e Duetos da Sé.

Aos que não largam a cidade do Porto, saibam onde têm de ir: Casa do Carmo, Canelas de Coelho, Tapas Club Louge Bar, Máximo, Trinkas, Baixaria, La Scala, À Parte, Moonshine, Serrote Bar, Bom de Sal, Das Tripas Coração, Oli, Tasquinha dos Sabores, Café Lusitano e Real Feytoria.

Agora, o prémio

Sim, é verdade. Há um prémio para quem percorrer a Rota de Tapas. Qual é? Uma viagem a Barcelona para duas pessoas, com direito a uma refeição no célebre Tickets, o restaurante dos chefs Ferran Adrià e Albert Adrià. Para concorrer, basta colocar o passaporte destacável do mapa preenchido com três carimbos de diferentes locais num dos restaurantes aderentes e tirar uma fotografia no Instagram com o hashtag #rotadetapas ou fazer o upload da fotografia na tab do Facebook da Estrella Damm.

Por sua vez, há também um concurso para os estabelecimentos aderentes, dos quais serão escolhidas as duas melhores tapas do roteiro da Estrella Damm. Uma das tapas é eleita pelos consumidores, através do passaporte de participação; a outra será votada por um júri profissional composto por elementos da Estrella Damm e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Agora que terminámos, tapeamos? Já a partir da noite de hoje. O que vos parece? Bom apetite! •

+ Estrela Damm
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Tapa rabo de boi, o petisco do Tapa Bucho