Está declarada aberta a época das tapas! Sabe qual é o roteiro?
Para começar, falamos da 3.ª edição da Rota de Tapas, “inaugurada” ontem dia 22 de maio, na Lisboa do Príncipe Real, com o Prego na Peixaria a dar início a esta aventura gastronómica, com o Mini Burguer de camarão.
O segundo ponto de encontro aconteceu no El Tomate, que apresenta um Croquete de alheira, que fez a delícia do pequeno gourmand que acompanhou a “comitiva”.
Este é o Mini burguer bucha ora escondido, ora do lado de fora, pronto para comer
O Beef & Burguer e o Tapa Bicho, ambos no Bairro Alto, fecharam a noite, com o Mini burguer bucha e Estica e a Tapa rabo de boi, respetivamente. A Alfama da cidade das sete colinas é outra das zonas históricas integrada neste itinerário, bem como a zona da Ribeira e a Baixa do Porto, ambas na cidade invicta que marca presença, pela primeira vez, nesta viagem que dura 18 dias, ou seja, até 8 de junho, promovida pela Estrella Damm (Barcelona, 1876).
Mas afinal do que se trata?
Pois bem, trata-se de uma forma divertida e descontraída de saborear uma tapa criada especialmente para este roteiro, harmonizada com uma cerveja Estrella Damm, de 0,25l, por um total de 3 euros. Para o efeito, tem de passar por um dos estabelecimentos aderentes, retirar um dos mapas disponíveis nos expositores, o qual integra a lista dos locais que fazem parte da Rota de Tapas, com as respetivas iguarias, e iniciar a investida pelas zonas históricas de Lisboa ou do Porto. Por cada pedido, o passaporte do mapa é carimbado.
Eis o repasto perfeito para quem gosta de petiscar, conviver e saborear a verdadeira tradição cervejeira, partilhando-a com os amigos e a família – sim, recomendamos que os mais novos também entrem neste desafio, mas com outras bebidas a acompanhar, é claro. Resulta na perfeição!
Para quem anda por Lisboa, tome nota: Prego da Peixaria, Beef & Burguer, Chiado Terrasse, Storik, Alfândega, Origami, Petiscos no Bairro, Gallassa Café, Meson Andaluz, Vinho Sem Princípio, El Tomate, Ginginha do Duque, Equador, Mercearia Tosca, Big Slice Baixa, Cone à Portuguesa, Panorâmico Sol, Remake, Velha Gaiteira, Tapas 52, Bellalisa Rossio, Mascote da Atalaia, Caso Sério, Tapa Bucho, Bellalisa Elavador, Tapas 28 e Duetos da Sé.
Aos que não largam a cidade do Porto, saibam onde têm de ir: Casa do Carmo, Canelas de Coelho, Tapas Club Louge Bar, Máximo, Trinkas, Baixaria, La Scala, À Parte, Moonshine, Serrote Bar, Bom de Sal, Das Tripas Coração, Oli, Tasquinha dos Sabores, Café Lusitano e Real Feytoria.
Agora, o prémio
Sim, é verdade. Há um prémio para quem percorrer a Rota de Tapas. Qual é? Uma viagem a Barcelona para duas pessoas, com direito a uma refeição no célebre Tickets, o restaurante dos chefs Ferran Adrià e Albert Adrià. Para concorrer, basta colocar o passaporte destacável do mapa preenchido com três carimbos de diferentes locais num dos restaurantes aderentes e tirar uma fotografia no Instagram com o hashtag #rotadetapas ou fazer o upload da fotografia na tab do Facebook da Estrella Damm .
Por sua vez, há também um concurso para os estabelecimentos aderentes, dos quais serão escolhidas as duas melhores tapas do roteiro da Estrella Damm. Uma das tapas é eleita pelos consumidores, através do passaporte de participação; a outra será votada por um júri profissional composto por elementos da Estrella Damm e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Agora que terminámos, tapeamos? Já a partir da noite de hoje. O que vos parece? Bom apetite! •
+ Estrela Damm
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Tapa rabo de boi, o petisco do Tapa Bucho