A capital portuguesa recebe o festival internacional de artes plásticas que, pela primeira vez, é celebrado fora da sua matriz, a Rússia: o VERA World Fine Art Festival.
Obra da artista chinesa Hou Xiaoxia: Acrílico e lápis sobre papel
De 17 a 21 de setembro, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, é palco de um dos mais reputados eventos internacionais no contexto da arte contemporânea, no qual a pintura, o desenho, a escultura, a fotografia, as artes aplicadas e a museologia são, por cá, comissariados por Margarida Prieto e Vera Kiseleva.
Na lista dos participantes constam nomes de todo o mundo. Começamos pelos convidados: Tair Salakhov (Baku, 1928) e Zurab Tsereteli (Tbilisi, 1934). O primeiro é considerado um dos mais importantes e talentosos artistas modernos; o segundo é tido como um mestre, quer na pintura, quer em diversas técnicas gráficas. No alinhamento do programa de competição, a vertente de pintura é composta por 31 participações, com destaque para os portugueses Maria José Brito, Luís Noronha da Costa, Teresa Martins, Isabel Quaresma, Rita Saraiva, Sandra Baía e Zélia Chaves, além das restantes quatro entidades – Atlas Violeta Associação Cultural, Gallery Aziz Art, Comissão Nacional Romena da UNESCO e TNK Art Gallery. No desenho, estão registados três nomes: os portugueses Luis Branquinho Bigotte e João Feijó, e a chinesa Hou Xiaoxia; no campo da escultura constam o alemão Matthias Contzen e o russo Vladimir Surovtsev; e na fotografia a competição centra-se na dupla Homem Cardoso e Vasco d’Orey Bobone e na instituição filantrópica mundial WWB – World Without Borders. Nas artes aplicadas, os quadros de Vieira Rodrigues e Olga Santos Galeria estão lado a lado com outros cinco nomes, ao passo que o núcleo de museologia é composto pela Fundação beneficente de P.M. Tretyakov.
E porque a competição obriga à existência de um júri internacional, passamos à apresentação dos jurados do VIII VERA World Fine Art Festival: o colecionador de arte Joe Berardo; o designer francês e Comendador da Ordem da Legião de Honra de França, Pierre Cardin; José Manuel Pinto Duarte, presidente da Faculdade de Arquitecturada da Universidade de Lisboa; o diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Luis Jorge Gonçalves; o presidente da WWB – World Without Borders e vice presidente da comissão organizadora, Andrey Kiselev; e de Mark Leivikov, presidente do Concelho de Curadores da Fundação Pública de Apoio à Cultura e ao Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo e Membro Honorário da Academia de Artes da Rússia.
No âmbito do programa estão agendadas as Arts Talks. Tome nota:
– dia 18
/ Workshop de pintura em azulejo, às 11.30 horas, ministrado por Maria Helena Carnet, formadora da Creazul – Escola de Pintura em Azulejos.
– dia 19
/ Palestra às 11.30 horas, intitulada “Como vender a sua arte?”, com o orador, e artista português, Marco Ayres, no Dia Mundial do Comprador;
/ Palestra, às 14.30 horas, sobre o papel dos curadores, cuja oradora é Margarida Prieto, a curadora do VERA World Fine Art Festival.
/ Palestra, às 18.30 horas, em que o orador Luís Castelo Lopes, diretor geral da leiloeiro Palácio da Memória, fala sobre o investimento na arte.
– dia 20
/ Palestra sobre “Arte urbanística”, das 16 às 17 horas, com Manuela Synek;
/ Master Class de Pintura, entre as 11 e as 12.30 horas, sob a orientação do artista português Luís Geraldes;
/ Palestra sobre totografia, das 18 às 19.30 horas, em que o orador é o reconhecido fotógrafo Homem Cardoso.
– dia 21
/ Palestra sobre “WWB Foundation: World Without Borders à procura da Paz Mundial”, entre as 11 e as 12 horas, cujo orador é Andrey Kiselev, o fundador da WWB Foundation;
/ Palestra acerca de eco-design, das 14 às 15 horas, sob a direção de Leote Batista, proprietário da empresa de design DOT things.
Relembramos que o evento, sob a tutela da Fundação Pública de Apoio à Cultura e Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo e da Fundação World Without Borders, tem como finalidade fomentar o mercado de arte e apostar na ascensão de novos talentos nas seis disciplinas, bem como promover a comercialização e internacionalização da arte e reforçar o intercâmbio cultural e artístico entre Portugal e os demais países de todo o mundo. •
+ VERA World Fine Art Festival
© Fotografia de entrada: UrbanSpaces / 2009 (óleo sobre tela de linho)
(Artigo atualizado a 12/09/2014, tendo em conta a alteração da data de início do VERA World Fine Art Festival, a qual foi anunciada pela comissão organizadora do evento)