O outono e o inverno já se apresentam à mesa do restaurante do Vintage Lisboa Hotel, na cidade das sete colinas.
De portas abertas para o n.º 2 da rua Rodrigo da Fonseca, o Vintage propõe combinações gastronómicas recheadas de sabor para a nova carta. À entrada, depois do amuse bouche do chef, as sugestões recaem na empada de perdiz aromatizada com azeite de trufas e no tataki de atum com guacamole. Depois a sopa, com creme de espargos com queijo de cabra e nozes ou, para os menos destemidos, a sopa da pedra.
Dos peixes sobressai o lombo de bacalhau confitado com migas gatas, tomate cherry salteado com manjericão, azeitonas desidratadas e azeite ou o polvo assado com migas de broa, grelos e feijão-frade, para quem aprecia a cozinha portuguesa.
Vamos para a carne. Da quinta vêm as bochechas de porco estufadas acompanhadas de puré de castanhas e grelos salteados, mas o lombinho de borrego com crosta de ervas aromáticas, batata rosto e legumes também parece uma boa sugestão para quem tanto aprecia esta carne.
O chefe Vítor Cardoso propõe ainda pratos de arroz, como o arroz malandrinho de mexilhão com filetes de pescada fritos e molho aïoli; de risotto, como o risotto de camarão com molho manteiga; e as pastas, como os gnocchis de ricotta e espinafres com molho de tomate, pimentos e pesto.
No fim, a sobremesa que reuniu consensos à mesa: Pudim de mel com requeijão e doce de abóbora. A trate tatin de marmelos com gelado de baunilha, o cheesecacke de frutos vermelhos e o bolo de chocolate com moesse de coco são as demais sugestões do chef.
A ir e provar entre as 12 e as 15 horas, para o almoço, e as 19 e as 23.30 horas, para o repasto da noite. Bom apetite! •
+ Vintage Lisboa Hotel
© Fotografia: João Pedro Rato