Em nome da tradição e porque o frio está de regresso, o Aura, restaurante do Terreiro do Paço, em Lisboa, restituiu, ao domingo, um dos mais emblemáticos pratos da cozinha portuguesa.
As várias partes da carne de porco escolhidas a preceito, de frango e de vitela, os enchidos (chouriço, farinheira, morcela), a couve, a cenoura e o nabo, o arroz e o feijão são os ingredientes que compõem a receita do conhecido cozido à portuguesa, com nuances demarcadas em cada região do país, não deixando, porém de ser considerado o prato típico dos domingos à mesa. Aqui está uma das razões pelas quais o restaurante Aura instituiu tão robusto legado do receituário português servido, sobretudo, nos meses mais frios do ano, apresentando-o em versão buffet, para que se sinta em casa, e com a assinatura do chef Duarte Mathias, que assumiu a presença da hortelã em tão deleitosa composição.
Para rematar tão faustoso repasto, nada melhor do que a sobremesa de pêra recheada com redução de vinho do Porto e envolta em massa folhada, mas há mais doces finais.
Aos apreciadores de tão transversal prato inscrito na tradição portuguesa à mesa, recomendamos a reserva de domingo através do 213 469 447 e marcar na agenda o horário do buffet: das 12.30 às 15 horas. Bom apetite! •
+ Restaurante Aura
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos