Quando o café é fonte de inspiração / Gusto by Heinz Beck

Heinz Beck, o chef do restaurante de assinatura do Conrad Algarve, em Almancil é, de 2 a 8 de maio, o anfitrião da Nespresso Gourmet Weeks de 2016 tendo recebido, ontem. dia 2 de maio, Ricardo Costa, o chef do restaurante The Yeatman (1 estrela Michelin), em Vila Nova de Gaia, para um jantar a quatro mãos.

O amuse bouche feito de tapioca, lírio, gaspacho de legumes e maçã verde, arroz selvagem e salicórnia

Com encontro marcado no Gusto by Heinz Beck, do resort Conrad Algarve, localizado junto à Quinta do Lago, em Almancil, em terras bem a sul, a 2ª edição da Nespresso Gourmet Weeks agendou um repasto com a assinatura dos chefs Heinz Beck e Ricardo Costa, em que o café foi o ingrediente principal e, como tal, a fonte de inspiração de um menu exclusivo composto por amuse bouche, entrada, dois pratos principais e sobremesa. Em cima da mesa esteve a harmonização entre os produtos da costa mediterrânica e diferentes variedades de café, com o intuito de dar a conhecer quão versátil é o que resulta desta infusão. De Baco, a harmonização será feita com uma seleção de vinhos feita pelo escanção António Lopes e que esteve nas mãos da escanção Emília Craveiro.

Sentemo-nos, agora, para o repasto cujo início contou com um amuse bouche saído da imaginação e das mãos de Heinz Beck, que supreendeu os comensais com a refrescante composição feita a partir de pérolas de tapioca, lírio, gaspacho de legumes e maçã verde, arroz selvagem e salicórnia.

No alinhamento do menu elaborado no âmbito da Nespresso Gourmet Weeks foi a vez de Ricardo Costa que, com as gambas do Algarve, a maçã, o aipo e o fígado de pato, compôs uma entrada que conquistou o palato tendo, a combinação, sido de truz, graças à escolha de um Soalheiro Dócio 2015, de Monção e Melgaço, na sub-região dos Vinhos Verdes, e desenhado pelo enólogo António Luís Cerdeira – um vinho com uma doçura que atenuou o gordura do fígado de pato, a qual foi também contrabalançada com a acidez e a frescura do aipo e da maçã verde.

A Heinz Beck coube o prato com sabor a mar: Atum, creme de ervilhas, molho de cappucino e flores de alho. Aqui o aroma de café, feito no laboratório do chef alemão, foi aspergido sobre a composição harmonizada com um Dona Fátima Jampal 2014, um vinho da ManzWine, na Região de Lisboa, onde existe a única vinha certificada com a casta Jampal.

O segredo está no sabor e no saber-fazer

O risotto de abóbora comme il faut, café liofilizado, pó de amêndoa e molejas foi o prato que se seguiu neste cortejo gastronómico, desta feita da autoria do chef anfitrião. De Baco o eleito foi um Quinta da Lemos Alfrocheiro de 2010, um monocasta que demonstra a longevidade de um vinho feito a preceito com uma das castas típicas da região vitivinícola do Dão.

Ao chef do The Yeatman coincidiu o penúltimo prato em que o porco de raça bísara é o ingrediente principal e ao qual juntou presunto, um molho de feijoada de comer e chorar por mais e uma bola de morcela que encheu as medidas. Para acompanhar, Nelson Matos, o head-bartender do Gusto, providenciou um cocktail feito a partir de ristreto (uma das variedades da supramencionada marca de café), amêndoa amarga, vodka, whiskey escocês, grãos de café e sal q.b..

Para rematar o repasto, Heinz Beck preparou um deleitoso sablé de chocolate, café, alcaçuz e gelado de morango acompanhado por um Vinho do Porto Conceito LBV 2009.

A equipa do Gusto by Heinz Beck

Ao longo de oito dias, este menu (€ 99 por pessoa) estará disponível no Gusto by Heinz Beck, podendo as reservas ser realizadas através do 289 350 700.

Sobre a Nespresso Gourmet Weeks, a iniciativa acontece de norte e sul do país, entre 29 de abril a 19 de maio (consulte aqui a agenda ), no sentido de desafiar os chefs a dar corda à imaginação, ver o café com outros olhos e, deste modo, desafiar o palato dos apreciadores de uma cozinha mais alternativa, em particular, de quem dispensam o café no dia a dia.

Boa viagem e bom apetite! •

(O artigo foi atualizado a 3 de maio de 2016)

+ Gusto by Heinz Beck
+ Fotos: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .